Futebol Americano: Vasco Patriotas anuncia desligamento do Vasco
Sábado, 10/06/2017 - 17:13
Patriotas F.A

VASCO PATRIOTAS ANUNCIA O DESLIGAMENTO DO VASCO DO EURICO

Em virtude das notícias mentirosas veiculadas pela atual direção do Clube de Regatas Vasco da Gama, a equipe amadora de futebol americano até hoje conhecida como Vasco Patriotas vem a público comunicar que decidiu se desligar do Clube de Regatas Vasco da Gama, enquanto a atual direção estiver no comando do clube. Desde já, esclarecemos que nosso rompimento NÃO é com o Vasco, instituição centenária, que muito nos orgulha e cuja Cruz de Malta defendemos briosamente durante 7 anos, sem receber um único centavo. Nosso rompimento é com a atual direção e suas práticas nefastas.

Para que a verdade dos fatos seja restabelecida, é fundamental esclarecer os episódios que culminaram no rompimento da parceria.

No último dia 07/06, após a goleada de 5x2 sofrida para o Corinthians, boa parte da torcida protestou contra a atual Direção do Vasco, como vem acontecendo sistematicamente, desde que, sob a atual gestão, o Vasco mergulhou na pior fase da sua história. Os protestos não são apenas contra a inépcia na montagem do elenco, mas sobretudo contra práticas e condutas da atual Direção que nada condizem com a história democrática do Clube de Regatas Vasco da Gama.

No dia do jogo contra o Corinthians, o presidente do Patriotas estava na social, onde os protestos contra a Direção do Vasco eram intensos. Nesse momento, seguranças do Vasco vieram em direção aos torcedores do Vasco que manifestavam seu legítimo direito de protestar. Esses seguranças agrediram sócios do clube, como foi testemunhado por centenas de pessoas. O presidente do Patriotas foi covardemente agredido por 4 seguranças, como confirmam todas as pessoas que testemunharam a cena. O presidente do Patriotas sequer reagiu e apenas se protegeu dos socos que recebia na cabeça. Nesse momento, um jogador do Vasco Patriotas que passava pelo local viu a confusão e veio separar a agressão covarde que acontecia. Esse jogador também não encostou um dedo em ninguém, o que pode ser igualmente atestado por todos que viram o ocorrido.

Na quinta-feira, o Patriotas foi surpreendido pela nota mentirosa divulgada pela direção do Clube de Regatas Vasco da Gama. Diz a nota que “entre os que ofenderam estão integrantes da equipe de futebol americano Vasco Patriotas que usaram a força física que possuem.” O grupo que infelizmente ocupa a direção do Vasco, mais uma vez, tenta subverter os acontecimentos para transformar vítimas em vilões. O fato é que o presidente do Patriotas foi covardemente agredido por seguranças, dentro do próprio estádio, prática conhecida de qualquer torcedor que frequente a social de São Januário. Para dirimir qualquer dúvida, bastaria o Vasco liberar as imagens gravadas pelas câmeras de São Januário. Se há 2 versões divergentes sobre o episódio, por que a direção do Vasco não divulga as imagens das câmeras de segurança? Talvez porque, assim, a verdade viria à tona e a calúnia da nota oficial seria desmontada.

Diante do ocorrido, o presidente do Patriotas ainda pensou em oferecer a renúncia, para preservar a relação do Patriotas com o Vasco, já que técnicos e jogadores do Patriotas, em sua maioria absoluta, são vascaínos que trabalham de graça e se sacrificam por amor ao Vasco, que é muito maior do que a atual direção. Diretores, técnicos e jogadores se reuniram para avaliar a situação. E o time entendeu que, por mais doloroso que seja deixarmos de carregar no peito a Cruz de Malta que amamos, não podemos compactuar com as práticas nefastas da atual Direção do Vasco. É deplorável agredir torcedores que exercem seu direito de protestar. É vergonhoso soltar uma nota oficial deturpando os fatos, para desviar o foco que deveria ser mais uma goleada sofrida pelo time de futebol. É ainda mais lamentável tentar jogar a torcida contra um time amador que NUNCA recebeu um centavo da direção do Vasco e que, mesmo sem apoio, honrou a Cruz de Malta e fez do time de futebol americano do Vasco um dos mais respeitados e vitoriosos do Brasil.

O Vasco Patriotas surgiu em 2010. De lá pra cá, disputou 7 campeonatos brasileiros. Em todas as edições se classificou para os playoffs. Em 6 temporadas, chegou às semifinais. E por 4 vezes disputou a final. Em 2014, o Patriotas foi campeão brasileiro e ganhou o carinho e o reconhecimento da torcida, que viu ali um grupo de técnicos e jogadores amadores, que mesmo sem salário, se sacrificam por amor ao clube e ao esporte.

Os jogadores do Patriotas sempre pagaram pelos próprios equipamentos (capacete, chuteira, shoulder pad). Os jogadores do Patriotas pagam pelas viagens de ônibus, de até 22 horas, já que o time não dispõe de recursos pra viajar de avião. O Patriotas já treinou inúmeras vezes em campos esburacados, com mais terra do que grama, porque a atual direção do Vasco nunca ofereceu um campo para que treinássemos. Fomos recebidos pela atual direção apenas quando conquistamos o título brasileiro de 2014 e a torcida viu nos nossos técnicos e jogadores os heróis (verdadeiramente identificados com o clube) que estavam em falta no futebol da bola redonda. Todos os jogadores e técnicos do Patriotas estudam ou trabalham. E tentam equilibrar o tempo entre as obrigações acadêmicas, profissionais e pessoais, com o compromisso firmado com o Patriotas. Apesar de não receberem salário, jogadores e técnicos do Patriotas conhecem e respeitam a história do Clube de Regatas Vasco da Gama. E se sacrificam diariamente pelo sonho de defender a Cruz de Malta.

Se por um lado, a falta de apoio da direção do Vasco nos criou inúmeras dificuldades ao longo dos anos, por outro lado, é ótimo não depender financeiramente de uma direção cujas práticas deploramos. Não somos, nem nunca fomos remunerados pela direção do Vasco. Na grande maioria do time, somos, sempre fomos e continuaremos sendo vascaínos. Como vascaínos de verdade, sabemos que o Vasco é maior do que qualquer um de nós. E que o Vasco é maior sobretudo que as pessoas que hoje comandam desastrosamente o clube.

Da atual direção do Vasco, não esperamos nada.

Dos verdadeiros torcedores do Vasco, nós esperamos apenas que se dignem a apurar o que aconteceu de fato, em São Januário, no último dia 7.

Conversem com outros vascaínos que frequentam São Januário. Desta vez, foi com o presidente do Patriotas. Mas não foi a primeira e nem será a última vez que seguranças da atual direção usam da violência para calar o protesto de quem não concorda com o rumo que o clube está tomando.

A partir de agora e, enquanto a atual direção estiver no comando do Vasco, seremos o Patriotas FA. Na nossa fanpage, divulgaremos em breve informações sobre como os verdadeiros vascaínos podem ajudar o Patriotas.

Continuaremos sendo um time amador composto essencialmente por vascaínos. Continuaremos nos norteando pelos valores que construíram a história do Vasco.

A atual Direção do Vasco pode até nos tirar a Cruz de Malta, mas jamais conseguirá roubar o nosso amor pelo Vasco.

CASACA



Fonte: Facebook Vasco da Gama Patriotas