Torcedor acusado pelo Vasco, Julio Brant e Euriquinho falam sobre nota divulgada pelo clube; Sempre Vasco publica resposta
Sábado, 10/06/2017 - 06:53
Na noite desta sexta-feira (09), o Vasco ​divulgou uma nota oficial em que acusava Eduardo Bruno, de 24 anos, de incitar a violência nas sociais de São Januário. Além disso, o clube usou prints para alegar uma possível relação do torcedor com a chapa QUEM É VASCO É SEMPRE VASCO, liderada por Julio Brant, candidato de oposição nas eleições em 2014.

Entretanto, segundo a reportagem do Esporte Interativo apurou, os prints que mostram a declaração de Eduardo Bruno foram vazados de um grupo de torcedores do Vasco no Facebook, que existe há mais de cinco anos, é utilizado para debater todo e qualquer assunto relacionado ao clube.

A fim de averiguar os fatos com os envolvidos, o advogado Eduardo Bruno foi procurado pela reportagem do Esporte Interativo e se defendeu das acusações.

"Com surpresa vejo um post que publiquei se tornar alvo de uma nota oficial do Vasco. A nota altera o contexto e distorce o meu desabafo. Tentam colocar a culpa do que aconteceu em São Januário na minha indignação após ver o Vasco, que tanto amo, ser goleado. Junta-se a isto o fato de saber que a diretoria, com violência, transforma o estádio em uma praça de guerra, onde outros vascaínos, como eu, são agredidos apenas porque querem um clube melhor. Publiquei este post em um grupo que está longe de ter algum cunho político e o meu exagero foi consequência do que estava sendo debatido: como ir em São Januário sem ser vítima de alguma violência. Quem me conhece sabe que não compactuo com qualquer tipo de violência, mas também não concordo com nenhum tipo de censura. Por fim, por não fazer parte de nenhum movimento político, continua aqui o meu protesto contra a atual diretoria do Vasco e a certeza que estarei torcendo por dias melhores em São Januário".

Outro envolvido na nota divulgada pelo Vasco foi o ex-candidato à presidência do clube, Julio Brant, que, em primeira mão, divulgou o posicionamento do grupo QUEM É VASCO É SEMPRE VASCO. Confira:

"CHEGA DE VIOLÊNCIA E DE TANTA INCOMPETÊNCIA

​Que a direção REBAIXOU o Vasco em campo, isso já sabemos, mas agora tentam rebaixar a inteligência do vascaíno.

O presidente, ao invés de se preocupar em melhorar os resultados dentro de campo, fazer um plano de sócios decente, trazer novas receitas e usar da transparência para demonstrar as contas do clube, policia as redes sociais para expor vascaínos que estão indignados com a situação do clube, perde seu tempo vulgarizando as notas oficiais e, assim, desvia o foco do principal problema do Vasco: incompetência!

Depois de culparem os ídolos do clube, com o estoque de desculpas se esgotando e as mentiras sendo desmascaradas, entre uma baforada e outra, resta inventar a mais nova: a culpa é da política.

​A CULPA É DO ATUAL PRESIDENTE, que vê derreter sua base política e ouve o grito, cada vez mais forte, da indignação em São Januário e nas mídias sociais.

Querem calar os vascaínos como se o clube fosse propriedade da família e usam do expediente mais covarde: a intimidação através da violência. Este clima só interessa ao incompetentemente que é incapaz de debater as propostas e o futuro do Vasco.

Somos radicalmente contra qualquer tipo de violência e nenhum membro do grupo incita, ou incitou, alguma agressão. Também repudiamos que membros da torcida sejam pagos pelo clube para fomentar o terror e a censura, através da própria violência, com o claro objetivo do presidente se perpetuar no poder.

Não iremos nos intimidar e, em Novembro, junto com a democracia vascaína, vamos resgatar o clube nas urnas".

O Esporte Interativo tentou entrar em contato com a diretoria do Vasco para que a mesma pudesse responder sobre as declarações de Julio Brant e do torcedor Eduardo Bruno. O vice-presidente de futebol do clube, Eurico Brandão, afirmou que não vai se posicionar como Club de Regatas Vasco da Gama, mas externou sua opinião sobre o caso.

"Eu não respondo por isso. Sou vice-presidente de futebol. Minha parte é ligada ao futebol. Mas, na minha opinião, eu acho absurdo o que o cara (Eduardo Bruno) fez. Na minha opinião, ele tem que responder na delegacia. O processo já está na delegacia de repressão a crime de informática, e aí vão chegar à conclusão se ele incitou ou não a violência. O negócio está claro. Só não enxerga quem não quer. Essa é minha opinião como vice-presidente de futebol do clube. Mas eu não estou te dando uma opinião do clube. Uma opinião do clube, em relação a esse assunto, acho que tem que passar pela presidência. Mas como isso é uma ação ligada ao futebol e como tudo sempre envolve o futebol, eu estou dando minha opinião. Eu sou sócio, grande benemérito do clube e tenho direito de ter minha opinião".

A reportagem buscou contato com o presidente Eurico Miranda, porém, as ligações não foram completadas.

​ORIGEM DO CASO

O Vasco divulgou a nota oficial no intuito de esclarecer as confusões que ocorreram no setor das sociais de São Januário, onde aconteceram relatos de torcedores - e sócio torcedores - que foram retirados do local por proferirem xingamentos ao presidente do clube, Eurico Miranda.

Além disso, no lado externo de São Januário, ​outros torcedores que protestavam acabaram sendo agredidos pelos seguranças do Vasco. Um deles, inclusive, precisou ser carregado, como mostra o vídeo a seguir:



Fonte: Esporte Interativo