Goleada expõe fragilidade do sistema defensivo do Vasco
Quinta-feira, 08/06/2017 - 14:36
Era um desespero a cada momento em que o Corinthians recuperava a posse de bola no meio-campo. Quatro dos cinco gols do time paulista na vitória por 5 a 2 sobre o Vasco saíram de contra-ataques bem montados, o que expôs algumas fragilidades da equipe cruz-maltina. A mais visível está na defesa: com 14 gols sofridos, é a mais vazada do Campeonato Brasileiro, média de quase três por partida (2,8).

O problema, porém, não é só da zaga. Desde que chegou, Milton Mendes montou o Vasco para ser seguro na defesa e contra-atacar. Conseguiu isso no início, mas a partida contra o Corinthians mostrou que a equipe não tem a mesma eficiência quando precisa de outra estratégia. O time talhado para contragolpear sofre justamente deste mal quando se expõe.

- Nós não podemos avaliar apenas o sistema defensivo. Temos meio de campo e ataque, onde começa tudo. Se aconteceu, foi porque todos os atletas tiveram esse problema. A marcação começa na frente. Não podemos pontuar apenas um lugar – disse Ednelson Silva, que substituiu o suspenso Milton no comando da equipe contra o Corinthians.

O gol de Marquinhos Gabriel logo no início do jogo obrigou o Vasco a se abrir, a mudar de estratégia. O time pecou na combatitividade no meio-campo. Era outro jogo a partir dali.

- Nós sofremos um gol muito cedo. Também perdemos logo o Kelvin e uma substituição, e isso permitiu ao Corinthians fazer o primeiro gol. Alterou muito a partida. Mas fomos em muitos momentos uma equipe sólida, consistente e que buscou o resultado. Buscou o empate e teve chance de fazer o terceiro gol, mas, infelizmente, acabamos levando os gols. Apesar disso, o placar dilatado nos incomoda muito. Temos crescido neste início de Brasileiro, sabemos o que estamos fazendo - disse Anderson Barros, gerente de futebol do Vasco.

Então, apareceu outra questão: falta poder de fogo ao time. Milton quebra a cabeça para achar um jeito, mas ainda não encontrou: como conjugar velocidade e técnica? Como reproduzir por mais tempo os dois minutos fabulosos em que a equipe buscou o empate com dois gols de Luis Fabiano? Como encaixar Nenê, que contabilizou mais uma assistência, mas não ajuda tanto na marcação?

Enquanto não resolver estas questões, o Vasco terá dificuldades no Brasileirão. E precisará da torcida. Na quarta-feira, boa parte dos torcedores protestou ao fim do jogo, mas a postura foi de incentivo ao longo dos 90 minutos, excetuando momentos pontuais de irritação. A ideia de ser 100% em casa não é mais possível, mas um bom aproveitamento em São Januário ainda é crucial.



Fonte: GloboEsporte.com