Pelas quartas do Brasileiro de 1978, Vasco se classificou no Sul contra o Grêmio após empate por 1 a 1; relembre
Domingo, 04/06/2017 - 15:08
Após a vitória dramática sobre o Fluminense, o Vasco da Gama busca se firmar de uma vez na primeira divisão do Brasileirão. A tarefa é bem complicada, pois terá que encarar o Grêmio em Porto Alegre. Não bastasse o time gaúcho estar em boa fase, encarar o tricolor em seus domínios não é confortável. No entanto, a confiança está em alta em São Januário para passar pelo terceiro adversário tricolor que o Cruzmaltino pegará em sequência.

Vasco e Grêmio já travaram vários duelos históricos e decisivos, seja pela Libertadores, pela Copa do Brasil, mas também pelo campeonato nacional. O primeiro desses confrontos aconteceu no campeonato nacional de 1978 quando os dois adversários do próximo domingo se pegaram pelas quartas de final da competição.

A vantagem do empate era do clube carioca, que havia feito melhor campanha na primeira fase. No jogo de ida, no Maracanã o Vasco perdeu a chance de abrir vantagem ficando no 1 a 1. Era a chance dos gaúchos de reverter a situação jogando em casa e passar para a semifinal. Cabia ao Vasco, que tinha o desfalque de Abel, tentar segurar o ímpeto gremista e a pressão da torcida tricolor.

O jogo:

Como era de se esperar o Grêmio avança feroz para o ataque, conseguindo escanteio logo nos primeiros minutos. No entanto, é Roberto quem consegue a primeira finalização da partida, mandando de canhota por cima da baliza de Corbo, aos seis minutos. No minuto seguinte é a vez de Dirceu arriscar, mas o arremate sai fraquinho nas mãos do goleiro gremista. A resposta gaúcha vem aos dez, quando Renato Sá, livre também conclui sem força para fácil defesa de Mazaropi. O Vasco perde Zé Mario machucado com quinze minutos e o Grêmio outra chance, agora com Iúra testando por cima do travessão. Orlando acerta seu canhão mas a pelota sai muito alta.. Aos dezenove, o Vasco abre o placar . Paulinho recebe de Dirceu pela esquerda e cruza para Roberto de primeira matar Corbo no contrapé.

O Grêmio se desarticula e vai para o ataque sem muita organização. Na base da pressão, Ladinho cruza e quase engana Mazaropi que põe a corner com a ponta dos dedos. Com meia hora, Marco Antônio livra o Vasco do empate por três ocasiões. Primeiro ele tira em cima da linha, chute de Ladinho. Depois salva no arremate de Renato Sá e mais uma vez na conclusão de Iúra. Minutos depois, Fernando tenta sair jogando e perde para André Catimba. É Mazaropi quem salva agora. Porém, pouco depois Mazaropi não consegue conter André e comete pênalti, que Tarciso bate com precisão para deixar tudo igual. Orlando ainda perder uma boa oportunidade de colocar o vasco novamente e vantagem ao fim da primeira etapa.

Na volta do intervalo, o time gaúcho vem com uma perda considerável já que Tadeu se contundira e cedera lugar a Oberdan. Guina efetua o primeira arremate a gol dão período complementar. Corbo defende. Iúra responde mandado pra fora. O jogo fica lá e cá. Aos treze, Paulinho recebe bom passe de Roberto e carimba o travessão. No rebote ele manda pela linha de fundo. Renato Sá tem boa chance, mas Fernando põe a corner. Na cobrança, Oberdan quase faz, mandando por cima. André de cabeça, também desperdiça pelo lado gremista. O clima esquenta e Renato Sá e Guina trocam pontapés e acabam indo mais cedo para o chuveiro. Sem Tadeu, o Grêmio encontra dificuldades de articulação, mesmo com mais espaço. O Vasco controla o jogo e quase passa à frente com uma bomba de Orlando que raspa a trave. Minutos depois é a vez de Paulo Roberto, que substituíra Paulinho, perder frente a frente com Corbo. O meia se apavora e chuta fraco em cima do uruguaio. Por sorte dele, o jogo termina com o Vasco classificado e cheio de moral para pegar o guarani pela semifinal.

Ficha Técnica:

Domingo, 30 de julho de 1978.
Olímpico – Grêmio 1 x 1 Vasco – Campeonato Brasileiro – Quartas de Final – Jogo de Volta.
Árbitro: José de Assis Aragão.
Expulsão: Renato Sá e Guina.
Gols: Roberto aos 19’ e Tarciso (pen) aos 39’ no 1º tempo.
Grêmio: Corbo, Vilson, Ancheta (Valderez), Vicente e Ladinho; Vitor Hugo, Tadeu Ricci (Oberdan) Iúra; Tarciso, Andre e Renato Sá. Téc.: Telê Santana.
Vasco: Mazaropi, Orlado, Fernando, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mario (Helinho), Zanata e Guina ; Paulinho (Paulo Roberto), Roberto e Dirceu. Téc.: Orlando Fantoni.



Fonte: Caverna do Futebol