Milton Mendes e Abel Braga jogaram nos clubes de que hoje são técnicos; saiba mais

Sexta-feira, 21/04/2017 - 22:31
comentários

Hoje no comando de Fluminense e Vasco, Abel Braga e Milton Mendes servem de espelho para talentos que começam a desabrochar em ambas as equipes.

Formados nas Laranjeiras e em São Januário, respectivamente, os treinadores têm grupos recheados de jovens que, como eles, iniciam suas trajetórias como jogadores profissionais no Tricolor e no Cruzmaltino.

Pelo lado do Flu, Abel, muito em razão da situação delicada das finanças do clube, lidera um elenco cheio de jovens oriundos de Xerém. Entre os mais promissores, o técnico tem em mãos os volantes Douglas e Wendel, o meia Gustavo Scarpa e o atacante Wellington. Além deles, Pedro, Luiz Fernando, Nogueira, Léo e outros também têm o DNA tricolor.

"A gente gostaria de ter um time mais cascudo, mas esses garotos estão virando cascudos muito novos, muito cedo. Eu trabalho feliz aqui por ter gratidão, o Fluminense me acolheu com 15 anos de idade", analisou Abel, que coleciona títulos como jogador e técnico no clube.

A trajetória de Milton Mendes no Vasco não é tão extensa quanto a de Abel no rival do jogo deste sábado, mas os primeiros passos no futebol foram dados em São Januário.

Em 1984, o catarinense desembarcou no Rio e encontrou um Vasco de muitos craques. Nos três anos passados no clube, Mendes conviveu com Roberto Dinamite, Romário, Geovani e levantou o Carioca de 87. Durante esse período, teve de conviver com a concorrência de Mazinho, titular da posição.

Em seu retorno, encontrou um grupo jovem e de promessas formadas na base vascaína. Sem muito poder de fogo para investir, o Vasco aposta em soluções caseiras como Douglas, Guilherme Costa e Henrique, além de outros que aguardam por mais chances como Thalles, Evander e Jomar, condição que Milton viveu no início de sua carreira.

A identificação do treinador com o clube, inclusive, foi fator primordial para sua contratação.

"O Milton, independentemente das qualidades profissionais e do conhecimento, tem algo que pesou na escolha: jogou no Vasco, conhece o Vasco. Estávamos relembrando episódios. E me conhece também, o que é fundamental. Para quem não sabe, ele morou aqui no clube por um curto período. Teve a chance de conquistar títulos no Vasco, comigo junto", destacou o presidente Eurico Miranda no dia da apresentação de Milton Mendes.

Abel, de 64 anos, não chegou a cruzar com Milton Mendes, de 51, dentro das quatro linhas. Enquanto o tricolor pendurava as chuteiras em 1985, o vascaíno dava seus primeiros passos no futebol em São Januário.

Neste sábado, no entanto, na semifinal do Campeonato Carioca no Maracanã, eles terão a chance de duelar e mostrar quem melhor tem aproveitado a prata-da-casa que conhecem tão bem.



Fonte: UOL