Basquete: Vasco perde para o Pinheiros em casa na 1ª partida das oitavas do NBB: 83 a 74

Terça-feira, 04/04/2017 - 21:28
comentários

O Vasco perdeu para o Pinheiros por 83 a 74 na noite desta terça-feira em São Januário na primeira partida das oitavas de final do NBB.






Fonte: NETVASCO (texto), GloboEsporte.com (vídeo), Flickr oficial do Vasco (fotos)


Vasco perde para o Pinheiros no primeiro jogo das oitavas do NBB

No primeiro jogo melhor de cinco das oitavas de final do NBB, o Vasco perdeu para o Pinheiros, por 84 a 73, na noite desta terça-feira (04/04), no Ginásio Vasco da Gama. Com 28 pontos, Gaúcho foi o cestinha da partida em excelente atuação. Na próxima sexta-feira (07/04), às 21h30, o Gigante da Colina encara novamente a equipe paulista, no Ginásio Poliesportivo Henrique Vilaboim.

O JOGO

O início de jogo foi de erros para os dois lados. O americano David Jackson teve a missão de inaugurar o marcador, com excelente bola de três pontos para os vascaínos. O adversário arrumou a marcação e conseguiu bloquear as investidas ofensivas do Cruzmaltino, fechando o primeiro quarto com vantagem: 16 a 9.

No segundo período, o Pinheiros chegou a abrir 12 pontos de vantagem, se aproveitando dos erros vascaínos. Impulsionado pelos gritos dos torcedores, o time da casa esboçou uma reação com bola de dois pontos de Nezinho e três de David Jackson. Ainda na sequência, Gaúcho aproveitou convertou arremessos e Nezinho voltou a marcar, fechando o quarto com um placar equilibrado: 36 a 33 para o time paulista.

Após o intervalo, a equipe vascaína sofreu com o poder ofensivo do Pinheiros, que chegou a abrir 21 pontos de vantagem. No último quarto, precisando mudar a postura dentro da quadra para tentar mudar o panorama da partida, o Gigante da Colina chegou a acertar quatro bolas de três pontos na sequência, mas não conseguiu garantir a vitória dentro de casa. Com isso, o Pinheiros largou na frente na decisão dos playoffs.

Titulares

Gaúcho - 28 pontos/3 assistências/4 rebotes
David Jackson - 15 pontos/2 assistências/1 rebote
Nezinho - 10 pontos/2 assistências/2 rebotes
Murilo - 7 pontos/8 rebotes/1 assistência
Wagner - Nenhum ponto/3 rebotes

Entraram

Hélio - 11 pontos/2 assistências/2 rebotes
Palacios - 3 pontos/3 assistências
Fiorotto - 5 assistências/1 rebote
Drudi - 1 rebote



Fonte: Site oficial do Vasco


Casa cheia não intimida, e Pinheiros bate o Vasco na abertura dos playoffs

"Nós vamos ganhar aqui". Faltavam segundos para subir a bola para Vasco e Pinheiros, pela abertura dos playoffs do Novo Basquete Brasil, em São Januário, e o pivô Renan, do time paulista, dava o recado aos companheiros da forma mais clara possível: não aceitava outra derrota para o Cruz-Maltino.
Vencido nos dois duelos da temporada regular, tanto em casa quanto fora, o Pinheiros entrou com outra postura no jogo 1 das oitavas de final e mostrou que é no mata-mata que tudo se decide. Enérgicos, os visitantes calaram um ginásio lotado para vencer por 83 a 74 em jogo de alta carga emocional, saindo na frente no duelo melhor de cinco que vale vaga nas quartas de final diante do Flamengo, já classificado.

Rei das enterradas no Jogo das Estrelas, o americano Bennett mostrou contra o Vasco que também domina as bolas de dentro e fora do perímetro. O armador liderou o time paulista com infiltrações, fintas precisas e arremessos tão certeiros quanto, terminando o jogo com 22 pontos. A vitória, inclusive, foi costurada principalmente no terceiro quarto, quando a equipe fez 31 a 17. No Vasco, David Jackson bem que assumiu o papel de líder, com bolas de três e infiltrações, acabando o jogo com 15 pontos. Gaúcho fez grande jogo, sendo o cestinha com 28 pontos. A torcida também fez a sua parte, lotando o ginásio na casa vascaína, mas nada foi suficiente.

O jogo 2 da série acontece na sexta-feira, dia 7, agora em São Paulo, às 21h30, com mando de quadra do Pinheiros. A partida 3, obrigatória para a série melhor de 5, também será na capital paulista, no domingo, às 16h. Ambas acontecem no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, na sede do Pinheiros. Se vencer também esses dois duelos , o Pinheiros abre 3 a 0 e se classifica para as quartas de final. O Vasco agora precisa vencer dois jogos fora de casa para avançar, já que só faria mais um em casa, no caso o jogo 4.

Vasco repete altos e baixos da fase regular

A torcida do Vasco chegava aos montes enquanto a bola subia em São Januário. Com a casa cheia, o time começou imprimindo um ritmo veloz para cima do Pinheiros. Gaúcho e David Jackson, infiltrando e com um arremesso de três, abriram 9 a 5 na metade do período. A empolgação, contudo, pode ter atrapalhado a concentração. O Cruz-Maltino passou a errar na transição e deu alguns rebotes ofensivos lamentados pela torcida, que não parava de incentivar. As falhas, inclusive, com faltas de ataque, deram espaço para os paulistas. O Pinheiros reagiu e fez do jogo coletivo a sua força. Seis jogadores diferentes pontuaram e em bola de três de Gemerson, os visitantes fecharam o período vencendo por 16 a 9.

O Vasco voltou bem melhor para o segundo período. O técnico Dedé, bem ao seu estilo, chamou o grupo de forma enérgica e o Cruz-Maltino correu para 6 a 2, encostando em 18 a 15 em linda infiltração de David Jackson após belo drible em Ansaloni. Só que Guidetti, técnico do Pinheiros, acertou a marcação, e o seu time passou a dominar. Com 11 a 2 em três minutos e cinco pontos de Ansaloni, os paulistas abriram 29 a 17 com facilidade e pela primeira vez a torcida do Vasco fez silêncio no ginásio, mas não por muito tempo. Nos dois minutos finais, os vascaínos colaram em 36 a 33 após bola de três de David Jackson e dois ataques com oito pontos depois de falta antidesportiva sobre Gaúcho e mais duas bolas de três, ambas de Nezinho: "O Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor", entoava a arquibancada.

Tudo o que acertou nos dois últimos minutos do primeiro tempo, o Vasco errou nos cinco inciais ao voltar à quadra. Disperso, o time cometeu erros bobos, faltas de ataque e quando viu, Bennett já havia chegado aos 15 pontos, colocando 11 a 2 na parcial e 47 a 35 no marcador. Certeiro, o americano calou São Januário pela segunda vez. Enquanto o Cruz-Maltino precipitava bolas e não conseguia os rebotes no ataque, os paulistas rodavam bem a bola e arremessavam com espaço. Faltando dois minutos para o fim do terceiro período, o placar tinha 60 a 40. Numa escalada no final do quarto, Hélio e Gaúcho tentaram diminuir, mas o prejuízo seguia em 67 a 50.

Apesar da diferença, o Vasco não se entregou. E tentou de tudo no quarto derradeiro. Nos três primeiros minutos, calibrado, o Cruz-Maltino acertou bolas de três seguidas com David Jackson, Hélio e Gaúcho, colocando fogo no jogo e trazendo a diferença para 69 a 62. Precisando das bolas de fora do perímetro, Dedé também colocou Palácios em quadra, mas o tempo corria contra o Vasco. Na segunda metade do quarto, os arremessos já não caíam em sequência, e os paulistas conseguiam seguir com a pequena margem de 77 a 69. Correndo para trazer a jogo para uma posse de bola, o time da casa acabou errando e frustrando a torcida, que deixou o ginásio nos segundos finais com o placar já decidido em favor dos paulistas, que abriram 1 a 0 nos playoffs com 83 a 74.

Fonte: GloboEsporte.com


Estatísticas






Fonte: LNB


Galeria































Fonte: Flickr oficial do Vasco