Com Eurico, Vasco tem vantagem contra o Urubu em jogos, mas desvantagem em finais

Domingo, 26/03/2017 - 16:43
comentários

"O Flamengo é um velho freguês". A frase de Eurico Miranda, dita em 2015 após a vitória e classificação do Vasco sobre o rival na Copa do Brasil, é só mais uma na lista de provocações do mandatário cruzmaltino aos torcedores rubro-negros. Com mais um "clássico dos milhões" a ser disputado neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mané Garrincha, o ESPN.com.br responde a pergunta: quem é o freguês?

Foram 112 clássicos com Eurico Miranda no comando do clube e, de fato, quem leva vantagem é o Vasco. Porém, diferente do que as alfinetadas do presidente sugerem, o confronto é bastante equilibrado.

São 43 triunfos para o time de São Januário sob o comando do presidente, enquanto o clube da Gávea acumula 40 vitórias diante do provocador vascaíno - além de 29 empates.

A "freguesia", se é que pode ser chamada assim, mudou de lado nos últimos anos. Em abril de 2015, o Flamengo tinha 39 vitórias, contra 37 do Vasco de Eurico. Porém, deste momento em diante, o time de origem lusitana atingiu nove jogos consecutivos sem perder o clássico e virou a estatística. Os seis resultados positivos levaram o cruzmaltino ao número de 43 triunfos.

Em finais, a história é outra

Em finais, porém, a clientela é portuguesa. Foram 17 decisões e os rubro-negros ganharam nove delas, contra apenas quatro vezes em que os vascaínos saíram vitoriosos - além de quatro empates. Os duelos renderam sete títulos ao Flamengo, deixando Eurico com apenas três taças.

A conta leva em consideração os clássicos a partir de 1986 - ano em que Eurico Miranda se tornou vice-presidente do Vasco da Gama. O homem famoso por sempre estar com um charuto, entretanto, era muito atuante e aparecia mais até do que o presidente Antônio Soares Calçada.

Eurico seguiu comandando o futebol do clube até o ano 2000, quando de fato se tornou presidente. A estatística também exclui o período entre junho de 2008 e o início 2015, tempo em que o mandatário ficou afastado até reconquistar o poder na equipe da colina.

Maiores invencibilidades

No quesito maior sequência invicta, o Flamengo também leva vantagem sobre Eurico Miranda. Entre abril de 1994 e junho de 1996, os rubro-negros ficaram 10 partidas sem perder para os rivais.

O cálculo também não considera duas partidas de Campeonato Carioca que não aconteceram. O resultado de ambas foi de vitória por W.O. para o Vasco, nos anos de 1997 e 1998.

O "recorde" de Eurico contra o clube da Gávea, por outro lado, é a própria série invicta encerrada neste ano, que começou em abril de 2015: foram nove duelos.

Como o próprio comandante cruzmaltino diz, "Vasco e Flamengo é um campeonato à parte". Neste domingo, o Mané Garrincha verá mais um capítulo da rivalidade entre Flamengo e Eurico Miranda. Quem leva a melhor?



Fonte: ESPN.com.br