Conheça a história de Milton Mendes como jogador do Vasco nos anos 80

Sábado, 18/03/2017 - 16:12
comentários

Revelado pelo Vasco em meados da década de 80, Milton Mendes fez praticamente toda a sua carreira no futebol português.

Após aparecer em 85, ficou emprestado ao Criciúma por uma temporada. Retornou à Colina em 87, onde conquistou o título estadual. De lá, seguiu para a terrinha.

Lateral de origem, o jogador acabou se tornando meia na Europa. Defendeu o Louletano-POR, Beira-Mar-POR, Belenenses-POR, União Leiria-POR, Sporting Espinho-POR, Camacha-POR, Câmara de Lobos-POR e Machico-POR.

Era chamado de MacGyver pelos seus companheiros, devido a semelhança com o personagem. Ao se aposentar, em 2002, tornou-se técnico de futebol. Nesta função conquistou o título de campeão da série A2 Paulista em 2015 pela Ferroviária, levando a equipe de Araraquara para elite de São Paulo depois de 19 anos, e os títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano em 2016, ambos pelo Santa Cruz.

FICHA DO JOGADOR
Milton Mendes
Lateral/Meia, 25/04/1965, Florianópolis-SC

PELO VASCO
1985 – 15 jogos e 0 gols
1987 – 11 jogos e 0 gols
TOTAL – 26 jogos e 0 gols

ESTREIA DE MILTON MENDES PELO VASCO:

Março de 1985. Sem o suspenso Edevaldo, o técnico Edu Coimbra teria que mexer no lado direito do Vasco da Gama às vésperas de mais um desafio pelo Campeonato Brasileiro. Oportunidade que o jovem lateral Milton Mendes não desperdiçaria. Aos 20 anos de idade e recém-promovido da categoria de base, o hoje técnico do Vasco faria a estreia dele como jogador profissional no dia 20 daquele mês, contra o Coritiba.

Aquele foi o primeiro dos 16 jogos em que o jogador Milton Mendes atuou em Brasileiros. Disputado no Couto Pereira, acabou empatado em 0 a 0. Meses depois, o Vasco, que até então era líder chave, terminaria o Nacional na 12ª colocação. Milton disputaria ainda outras duas edições da competição. Em 1986, defendeu o Criciúma. Em 1987, voltou a atuar pelo Cruzmaltino antes de seguir carreira na Europa.

“Vi aquele momento como uma oportunidade de crescimento”, relembra Milton sobre como encarava o “peso da estreia”. “Dentre meus colegas de time, havia ídolos meus de infância, como o Roberto Dinamite. Como qualquer garoto de 20 anos de idade, eu era muito irreverente. Mas também sempre fui muito responsável dentro da minha profissão. Acredito que foi assim que consegui ser um jogador de um bom nível, por ser muito dedicado e determinado nas coisas que eu fazia. Acho que esse foi também o grande diferencial até hoje para a minha vida”, conta o ex-jogador vascaíno.

Vasco Da Gama 0 x 0 Coritiba (PR)
Data: 20/03/1985
Campeonato Brasileiro
Local : Estádio Couto Pereira (Curitiba – PR)
Arbitro : Dulcidio Vanderley Boschilia
Público : 18.995

Vasco – Acácio, Milton Mendes, Donato, Ivan, Aírton, Oliveira, Geovani, Luís Carlos, Gilberto (Mário Tilico), Cláudio José (Romário) e Silvinho Técnico : Edu Antunes Coimbra

Coritiba – Rafael, André, Caxias (Gomes), Vavá, Dida, Almir, Marildo, Tobi (Hélcio), Lela, Índio e Vicente Técnico : Ênio Andrade



Fonte: História Cruzmaltina