Remo: Vasco participará de procissão marítima no dia 18/03 na Lagoa

Sábado, 11/03/2017 - 03:22
comentários

Além da tradicional barqueata organizada pela Paróquia São José da Lagoa, será realizada pela primeira vez a Regata Solar de São José, uma competição de barcos movidos a energia solar na Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi palco das provas de remo e canoagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os eventos acontecerão no dia 18 de março, dentro da Trezena em preparação à Festa de São José, que ocorre no dia seguinte.

A Barqueata de São José 2017 terá início ao meio-dia, com a participação da Marinha do Brasil e dos clubes localizados na Lagoa Rodrigo de Freitas (Vasco, Flamengo, Botafogo, Caiçaras e Naval Piraquê), além de outros convidados. A procissão marítima, composta por barcos, lanchas, pedalinhos e stand up, vai ter início em frente à igreja (Avenida Borges de Medeiros, 2735) e passará pelos clubes e decks da Lagoa. Uma novidade deste ano é que a imagem de São José será levada em um barco solar, fato inédito no mundo inteiro.

Os barcos e lanchas vão se reunir em frente à paróquia, às 11h30. Diante de cada clube, serão realizadas uma oração e uma benção de São José pelo pároco, Padre Omar, e pelo vigário Padre Alexandre Paciolli. No percurso, também haverá a bênção de São José a casais e namorados.

A regata terá início às 15h, com a participação de 5 equipes (Arariboia, ETEHL, Escola Naval, Solar Brasil e Bismarck), cada uma delas com um barco solar. A linha de largada e chegada estará localizada em frente à igreja de vidro (Avenida Borges de Medeiros, 2735).

A paróquia dá continuidade à linha de atuação focada na sustentabilidade por meio de projetos já implantados, como a geração da própria energia (primeira igreja no Brasil), em um sistema batizado de “Igreja Solar”. São 56 placas fotovoltaicas instaladas no telhado, em formato de cruz, responsáveis por parte da demanda da energia consumida.





Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro - ArqRio