Martín Silva tem o 2º melhor aproveitamento em defesas de pênaltis entre os goleiros que atuam no Brasil

Terça-feira, 07/03/2017 - 23:27
comentários

Alex Muralha foi alvo de parte da torcida do Flamengo após derrota nos pênaltis para o Fluminense, no domingo, na decisão da Taça Guanabara. Além dos erros de Réver e Rafael Vaz, o camisa 38 foi cobrado pela mecânica no momento das cobranças. O GloboEsporte.com resolveu checar os números de goleiros da Série A do Brasileirão e, de fato, Muralha não tem o costume de brilhar nas penalidades - tem o pior aproveitamento entre os jogadores analisados. No outro lado da tabela, Gatito Fernández, que garantiu o Botafogo na fase de grupos da Libertadores com três defesas diante do Olimpia, lidera o ranking.

Com base nos dados da equipe do Espião Estatístico, a relação levou em conta os números desde 2015, em competições oficiais, para goleiros que disputaram as duas primeiras divisões do futebol brasileiro e tiveram pelo menos dez cobranças contra a meta. Dos 13 pênaltis cobrados contra, Gatito parou os batedores em cinco oportunidades, puxando a lista com um aproveitamento de aproximadamente 38,5%. O futebol do Rio de Janeiro faz dobradinha na ponta: Martín Silva, do Vasco, é o segundo, com 33,3% - quatro defesas em 12 penalidades.

A lista também leva em conta as decisões por pênaltis. Com isso, Fernando Prass, atualmente no Palmeiras, é quem mais foi exigido. E também quem mais coleciona defesas. Foram 39 cobranças no total, oito com intervenção do goleiro, que ainda converteu na final da Copa do Brasil de 2015 para dar o título ao Alviverde diante do Santos.

Os piores desempenhos são de Wilson, do Coritiba, Dênis, do São Paulo, e Muralha. O aproveitamento do goleiro rubro-negro é menor que a metade do companheiro do Coxa. A última - e única - defesa foi contra o Bangu, em março de 2016, pelo Campeonato Carioca.



Fonte: GloboEsporte.com