Conheça história da Taça Guanabara, em disputa desde 1965

Sábado, 25/02/2017 - 11:18
comentários

Os estádios da Cidadania, em Volta Redonda, e Los Larios, em Xerém, serão os cenários que irão revelar os finalistas da 53ª Taça Guanabara. No Sul do Estado, vão duelar Flamengo, com a vantagem do empate, e Vasco; e na Baixada Fluminense, o Fluminense, podendo empatar, e o Madureira.

No caso de dois empates, Flamengo e Fluminense passarão à final. Seria o nono confronto decisivo de Taça Guanabara entre os rivais. Nos anteriores, o rubro-negro levou a melhor em seis: 1970, 1972, 1978, 1984, 2001 e 2004; o Tricolor foi vitorioso em 1966 e 1991.

Se levarem a melhor neste sábado, Vasco e Fluminense vão repetir o confronto do ano passado. Na primeira vez em que, devido a fechamento do Maracanã para a Olimpíada, a Taça Guanabara foi decidida em Manaus. Os vascaínos fizeram a festa: 1 a 0. Os dois adversários disputaram três finais do troféu: em 1994 e 2016, deu Vasco; e em 2012, Fluminense.

Se o Madureira for à decisão, esta será a segunda vez do clube em decisões da taça. Em 2007, a equipe encarou o Flamengo em duas partidas. Ganhou a primeira por 1 a 0, mas perdeu a segunda por 4 a 1, e o Rubro-Negro levou o troféu. Se tiver de jogar com o Vasco, esta será uma decisão inédita de Taça Guanabara. Ao longo de sua história, o Madureira ganhou duas Taças Rio, as de 2006 e 2015, além de ter sido vice-campeão carioca em 1936 e 2006.

O Flamengo tem 20 títulos, seguido por Vasco (12), Fluminense (nove) e Botafogo (oito). América, Americano e Volta Redonda têm um cada.

A Taça Guanabara é praticamente uma competição à parte dentro do Estadual do Rio, diante de sua tradição e o interesse que desperta entre os clubes e a torcida. Ser campeão desse troféu dá um status superado apenas pelo título estadual.

A competição foi criada em 1965, para apontar o representante carioca na Taça Brasil, a competição nacional daquela época. A Taça Brasil foi extinta em 1969, mas a Taça Guanabara continuou a ser disputada. E passou a ser o primeiro turno do Campeonato Carioca (depois Estadual) em 1972. Oito anos depois, foi disputada como um torneio separado. Em tupi-guarani, a palavra Guanabara quer dizer braço de mar ou seio de mar.

Entre 1981 e 93, a disputa voltou a valer pelo primeiro turno do Estadual. Em 1994 e 95, o Estadual teve os clubes divididos em dois grupos na primeira fase. Os campeões de cada chave decidiam a taça.

O troféu leva o nome do antigo Estado da Guanabara. Em 1960, quando o Rio deixou de ser a capital federal, o antigo Distrito Federal passou a se chamar Guanabara, uma cidade-estado. Em 1975, com a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser capital do estado do mesmo nome.

No Rio, ser campeão da Taça Guanabara dá realmente um status de campeão, com direito a faixa, poster, volta olímpica e gozação nos rivais, algo que não existe na imensa maioria dos outros estaduais, onde praticamente não se comemora uma conquista de turno. A festa é completa quando o clube campeão desse troféu acaba festejando também o mais importante: o Estadual.



Fonte: Sportv.com