Hoje adversários, Nenê e Diego jogaram juntos no Santos em 2003

Sábado, 25/02/2017 - 08:14
comentários

O clássico pela semifinal da Taça Guanabara, neste sábado, marca o primeiro encontro no Rio de Janeiro dos dois destaques de Flamengo e Vasco. Também será a primeira vez que Diego e Nenê vão se enfrentar em solo brasileiro, mas você sabia que os dois já foram companheiros há mais de uma década? Sim, e foi no Santos de 2003, time que fez boas campanhas sob o comando de Emerson Leão, mas acabou amargando o vice da Libertadores diante do Boca Juniors.

Ambos eram muito jovens e viviam momentos diferentes. Diego com 18, era sensação ao lado de Robinho e demais “meninos da Vila” que foram campeões nacionais em 2002, enquanto Nenê, revelado pelo Paulista de Jundiaí, ainda não tinha títulos de elite na carreira e havia participado do primeiro rebaixamento do Palmeiras. Pelo Peixe, na principal competição sul-americana, foram importantes marcando, juntos, sete gols até a final. (Nenê, reserva, fez gol importante na semifinal - relembre lances no vídeo abaixo).

O atual camisa 10 do Vasco, aos 35 anos, se recorda com carinho dos tempos no clube paulista e destaca que o bom humor do grupo fazia até o comandante, mais sério, se descontrair.

- A convivência era ótima, havia muitas brincadeiras, principalmente comandadas pelo Diego e pelo Robinho. O que mais marcou era a forma como o grupo encarava o trabalho de uma maneira leve, mas sempre com responsabilidade, claro, em busca dos resultados. Até o técnico Emerson Leão, normalmente rígido, levava tudo na boa.

Nenê transferiu-se ainda naquele ano para o Mallorca. Diego ficou para a temporada seguinte, participou de alguns jogos da conquista do Brasileiro de 2004 e logo no início de sua trajetória no exterior sagrou-se campeão mundial com o Porto. Ele, prestes a completar 32 anos no dia 28 de fevereiro, relembra uma cena envolvendo o meia vascaíno.

- Na época do Santos o Nenê era um cara muito extrovertido, entrava no nosso clima de brincadeira. Apelidos, a gente se divertia muito com ele, dando risada, brincando um com o outro. Uma vez num jogo na Vila Belmiro, o Elano pegou a bola pra bater uma falta, se concentrou, ajeitou com carinho, fez todo ritual, aquele semblante sério. Na hora que o juiz apitou o Nenê foi mais rápido e bateu. O Elano ficou bravo na hora, mas depois foi só risada. Todo mundo achou muito engraçado - disse Diego.

Rodados pela Europa, os jogadores se enfrentaram em uma ocasião no Velho Continente: pelas oitavas de final da Copa da UEFA - atual Liga Europa - na temporada 2006/07. Diego, pelo pelo Werder Bremen, levou a melhor. O time alemão bateu o Celta de Vigo de Nenê na ida e na volta (1 x 0 e 2 x 0) e avançou na competição. Acabou eliminado na semifinal pelo Espanyol, clube que Nenê defenderia anos depois.





O contato foi mantido nos anos em que ficaram longe do Brasil e Nenê fala com carinho do rival de sábado:

- Nós mantínhamos contato frequente, apesar de estarmos em países diferentes. Eu sempre procurei acompanhar a trajetória dele, torcendo pelo seu sucesso. E tenho certeza que ele também ficava feliz quando me via bem nos clubes em que atuei.

- Fico muito feliz que dois jogadores que praticamente começaram juntos tenham feito uma trajetória de sucesso aqui no Brasil e nos exterior e que, de alguma forma, a gente seja referência para outros atletas e para os torcedores. Será muito bacana rever o Diego em campo no sábado. Mas, assim que começar o jogo, cada um irá buscar o melhor para sua equipe.

Flamengo e Vasco se enfrentam na semifinal da Taça Guanabara neste sábado em Volta Redonda. A partida acontece às 17h no Estádio Raulino de Oliveira.

Veja abaixo a linha do tempo e algumas das principais conquistas de Diego e Nenê após a saída do Santos.



Fonte: GloboEsporte.com