Procuradoria do Estado vai recorrer da decisão de torcida única nos clássicos

Sexta-feira, 17/02/2017 - 19:14
comentários

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) disse que vai recorrer da decisão tomada pelo juiz Guilherme Schilling, titular do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, que aceitou o pedido Ministério Público Estadual (MPE), caráter liminar, e proibiu que os clássicos entre os grandes tenham torcida dividida, com adiantou o blog do Ancelmo Gois. Por enquanto, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo terão de fazer partida, entre si, com torcida única.

A PGE vai pedir para entrar como parte interessada no processo por entender que a decisão não resolve a questão, fere o patrimônio cultural e esportivo do estado, que é o futebol, e torcedor de bem.

‑ A PGE respeita a decisão judicial, mas vai pedir para entrar como parte interessada. Não é razoável essa medida. É como você tentar matar o carrapato, matando o boi. A torcida única fere o imaginário coletivo do futebol no estado, que é um patrimônio nossa. Imagina um clássico, uma final de estadual com só um lado podendo torcer. Não se pode tirar o direito dos torcedores de irem apoiar os seus times, e nem dos jogadores de serem apoiados, porque bandidos fazem baderna. Os bandidos precisam ser punidos com o rigor da lei. Não que é só quer torcer – disse Leonardo Espíndola, Procurador Geral do Estado.

A decisão está valendo a partir desse final de semana, que não tem clássico marcado. A decisão diz que apenas os torcedores do mandante da partida poderiam entrar no estádio. Em tese, o próximo confronto entre grandes pode ser no sábado de carnaval quando Flamengo e Vasco podem se enfrentar que o time de São Januário se classificar pela semifinal da Taça Guanabara. Como o Campeonato Estadual não tem mando de campo, a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) teria que decidir um método de escolher quem seria privilegiado a ter torcida na partida.

- Essa medida segue sem punir o torcedor briguento. Muitas vezes as brigas acontecer muito longe dos estádios. A PGE entende que isso não ajuda a fomentar o esporte o que é uma obrigação do Estado. Vamos estudar como, mas vamos pedir para sermos ouvidos como parte interessada – explica Espíndola.

O pedido do Ministério Público veio após uma briga generalizada entre facções organizadas de Botafogo e Flamengo, no último domingo, no entorno do Engenhão, quando um torcedor morreu, um ficou cego, depois de serem atingidos por tiro, e mais sete ficaram feridos.

No processo Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, CBF e Ferj são réus. E a multa, por descumprimento da lei e de R$ 30 mil por. CBF e Ferj terão ajustar os regulamentos de suas competições para contemplar as medidas.



Fonte: O Globo Online