Beach Soccer: Com gols de Lucão e Mauricinho, Brasil vence Paraguai por 7 a 5 e é campeão das Eliminatórias

Segunda-feira, 13/02/2017 - 01:14
comentários

A seleção brasileira de futebol de areia entrou na final das eliminatórias sul-americanas, em Assunção, classificada para a Copa do Mundo das Bahamas. Depois de passar pela Argentina na semifinal, o time comandado por Gilberto Costa fez do jogo coletivo o diferencial para derrotar o Paraguai por 7 a 5, neste domingo, coroando a campanha irretocável com o hepta no torneio. A missão de parar a talentosa geração do time local era difícil e quase complicou ainda mais com os quatro gols de Pedro Morán, porém, o Brasil voltou a se impor com eficiência e velocidade nos contra-ataques para manter o seu domínio e a invencibilidade. Bruno Xavier (3), Rodrigo (2), Lucão e Mauricinho marcaram os gols do Brasil, enquanto Pedro Morán (4) e Sanchez descontaram para os rivais. A equipe canarinho não sabe o que é perder há 29 partidas.

Na disputa pelo terceiro lugar, o Equador derrotou a Argentina nos pênaltis e garantiu a terceira e última vaga para o Mundial, de 27 de abril a 7 de maio. Onze países já estão classificados para o Mundial no Caribe: Bahamas, Brasil, Paraguai, Equador, Taiti, Senegal, Nigéria, Polônia, Suíça, Portugal e Itália. O Brasil nunca ficou fora desde que o campeonato recebeu a chancela da FIFA. Além dos brasileiros, só o Japão, que disputará as eliminatórias da Ásia, pode igualar o feito.

- Essa é uma vitória da união, do trabalho, da cumplicidade de um grupo que está trabalhando duro, forte em busca dos seus objetivos. O Paraguai está de parabéns, foi uma equipe guerreira, fizemos uma partida emocionante, foi uma final de altíssimo nível. Tivemos calma nos momentos mais difíceis do jogo, mantivemos a tranquilidade para aproveitar as oportunidades e esse título é de cada um que joga pela seleção brasileira, dos que estão e dos que não estão, mas fazem parte desse grupo, de todos que trabalham pela equipe, dos que nos ajudam, nos apoiam, e do povo brasileiro que sempre nos recebe com carinho e de braços abertos. É uma conquista maravilhosa e vamos comemorar muito - afirmou Mão.

A seleção brasileira ostenta uma série invicta de 29 jogos e seis títulos sob o comando de Gilberto Costa. A equipe acumula 42 vitórias em 44 partidas no histórico do qualificatório da CONMEBOL, sendo campeã sete vezes (15/11/09/08/06/05), com 381 gols marcados (média de 8,6) e 105 sofridos (2,4). As três melhores seleções em Assunção garantiram vagas para a Copa do Mundo de 2017. O triunfo na decisão foi o 21º em 24 confrontos diante dos paraguaios (o sexto em eliminatórias), com 192 gols marcados e 73 sofridos. Em seis jogos no quali, o Brasil alcançou 100% de aproveitamento com seis vitórias, 51 gols marcados e apenas 14 sofridos.

Após a final, a organização do evento anunciou os prêmios individuais da competição. Mão foi eleito, pela terceira vez, o "Melhor Goleiro" das eliminatórias (2017/2011/2009), Belaunde (Chile) foi o "Artilheiro" e Caraballo (Paraguai) ficou com o troféu de "Melhor Jogador".

EQUILÍBRIO DÁ O TOM

Brasil e Paraguai avançaram à decisão do qualificatório de forma invicta. Sob comando de Guga Zloccowick, com passagens pelos Emirados Árabes e também pela amarelinha, a nova geração local surpreendeu as principais forças do continente, mas sucumbiu diante do esquema tático montado por Costa, que ainda não sabe o que é perder na seleção. Após uma troca de passes no início do jogo, que contou com um chute de Datinha, um desvio de Catarino, de calcanhar, e a pontaria certeira de Bruno Xavier, a equipe canarinho abriu o placar na arena montada no Yacht & Golf Club. Morán escolheu o canto e fez o gol de pênalti para deixar tudo igual: 1 a 1. Nervoso, Zloccowick falou demais e foi expulso aos sete minutos do primeiro período. Rodrigo recebeu no meio da quadra, teve tranquilidade para matar a bola e mandar uma bomba para colocar o Brasil novamente na frente do placar. Em um contra-ataque veloz, Bruno Xavier foi derrubado, sofreu a falta e bateu muito forte para ampliar a vantagem para 3 a 1.

Logo nos primeiros segundos do segundo período, Mão fez uma defesa espetacular da bicicleta de Moran. Mas, em uma jogada ensaiada de escanteio, Moran apareceu livre e soltou o pé para marcar o segundo dos paraguaios, diminuindo para 3 a 2. Empurrados pela torcida, os locais partiram para cima em busca do empate. O jogo era nervoso. De falta, Bruno Xavier bateu muito bem, o goleiro ainda espalmou, contudo, Lucão chutou firme no rebote e ampliou a vantagem: 4 a 2. Mão precisou fazer grandes defesas, freando a reação adversária. Em outra jogada de Moran, artilheiro do time, uma bicicleta indefensável fez os donos da casa encostarem no placar.

O equilíbrio dava o tom da partida e o clima esquentou entre o craque paraguaio e Mão. A discussão rendeu a Moran um amarelo, e Bruno Xavier, que também reclamou levou outro. O goleiro Fernández percebeu a falta de atenção da zaga verde e amarela e jogou do outro lado da quadra para Moran, que bateu de primeira, fez o seu quarto gol e empatou por 4 a 4. Em uma jogada de bola parada, Mauricinho emendou o cruzamento de Rodrigo com golaço de cabeça, colocando o Brasil na frente: 5 a 4. No terceiro e último período, a expulsão de Bokinha preocupou, no entanto, o time não mudou a forma de jogar e seguiu levando perigo nos contra-ataques. Fernández se machucou e deixou a quadra para ser atendido, sendo substituído por López, jogador de linha que surpreendeu com boas defesas, até o retorno do arqueiro.

A disputa era tensa no fim. Bruno Xavier usou a experiência e teve tranquilidade para marcar o sexto gol brasileiro, jogando um balde de água fria nos rivais. Os paraguaios não esmoreceram e partiram com tudo para cima do Brasil. Após uma bobeada na lateral, Sanchez fez o quinto, a dois minutos para o término da partida. Os brasileiros se fecharam na defesa e não deixaram os locais arrancarem a igualdade. Mas, um contra-ataque mortal de Rodrigo, que driblou o Fernández e empurrou para o fundo do gol, selou a vitória por 7 a 5. Além do bom começo em 2017, seleção vem de uma boa temporada em 2016, com cinco títulos internacionais (Sul-Americano, Mundialito Cascais, Mundialito Santos, Copa Intercontinental e Copa América.

CAMPANHA DO BRASIL EM ASSUNÇÃO

Brasil 6 x 2 Venezuela
Brasil 9 x 5 Colômbia
Brasil 11 x 0 Peru
Brasil 11 x 1 Equador
Brasil 7 x 1 Argentina
Brasil 7 x 5 Paraguai





Fonte: GloboEsporte.com