Vasco já tinha torcedores organizados em 1917; conheça a história

Quarta-feira, 08/02/2017 - 12:29
comentários

TORCIDA DO VASCO 1917: A PRIMEIRA TORCIDA ORGANIZADA DO VASCO

O Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 1898 para a pratica do Remo, esporte muito popular na época.

Em 1915 foi criado o Departamento de Futebol.

Em 1916, o Vasco começa disputar o Campeonato Carioca da Terceira Divisão da Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA).

Em 1917 a Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA) foi reformada, passando a se chamar Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) e o Vasco passa a disputar a 2ª Divisão do Campeonato Carioca.

O futebol nessa época já tinha seus adeptos, a Torcida do Vasco com meia dúzia de gatos pingados, já começava acompanhar o time.

Como fato inédito, na época, quem chefiava essa Torcida Organizada era Dona Josefa Pereira (primeira Chefe de Torcida do Vasco), irmã do saudoso Vascaíno Manuel Pereira, proprietário de uma casa de Tecidos como relata Álvaro do Nascimento Rodrigues, o Zé de São Januário, em sua coluna Uma Pedrinha na Chuteira do Jornal dos Sports em 21 de Agosto de 1968.

Ela chefiava a Torcida de Terra e Mar.

A Torcida do Remo era colossal e a do futebol minguada.

Como brigava a Dona Josefa Pereira.

Naquele tempo não havia o Estádio Mário Filho (Maracanã) com dois mil policiais que garantiam a ordem. As brigas eram no Campo do Esperança, no Marco VI em Bangu, no Campo do Jardim Zoológico ou do Palmeiras, na Quinta da Boa Vista.

São considerados paladinos da Torcida Vascaína, a maioria já falecidos, os seguintes Vascaínos, D. Josefa Pereira e seu irmão Manuel Pereira, Joaquim Carneiro Dias, Baltar Junior, Dr Castro Menezes, Carlos Medalhas, Albertino Moreira Dias, Ouriço, Francisco Costa, Sinhá, Fava, Zapelli, Dom Quixote.

Mas tarde a Torcida Vascaína foi organizada pelo saudoso Polar e a seguir por João de Lucca, Margarida Portugal, Dulce Rosalina...

Tenho que agradecer ao historiador Vascaíno Jorge Medeiros pela descoberta dessa preciosidade.

Fonte: Jornal dos Sports, Coluna Uma Pedrinha na Chuteira de 21 de Agosto de 1968, 19 de Fevereiro de 1978 e 19 de Julho de 1978.






Fonte: Blog Torcidas do Vasco