BASQUETE: ELES TREMEM! VASCO VENCE O URUBU PELO NBB: 78 A 77

Sábado, 28/01/2017 - 16:06
comentários

O Vasco venceu o Flamengo por 78 a 77 na tarde deste sábado pelo NBB na Rio Arena.




Fonte: NETVASCO (texto), GloboEsporte.com (foto)


Sem torcida, Vasco cresce no segundo tempo e bate o Flamengo em clássico

A casa vazia não fez jus ao clássico. Em jogo apertado, muito falado, cheio de provocações e alternâncias no placar, o Vasco venceu o Flamengo por 78 a 77 e voltou a triunfar no Novo Basquete Brasil. A vitória traz o Cruz-maltino de volta ao caminho das vitórias após o revés para o Minas, na quinta-feira, fora de casa, e dá ao Rubro-Negro uma marca negativa jamais vista na temporada regular de toda a história do NBB. Desde que o torneio começou a ser disputado, na temporada 2008/09, essa é a primeira vez que o clube perde três partidas seguidas na primeira fase do torneio. Com o resultado, o Vasco volta a colar no G-4, com nove vitórias e sete derrotas. Já o Flamengo, com 12 vitórias e agora cinco derrotas, deixa escapar a chance de assumir novamente a liderança.

O confronto foi recheado de provocações e faltas técnicas. Sem torcida presente por falta de efetivo da polícia militar do Rio de Janeiro, era possível ouvir cada indicação dos técnicos e as reclamações com a arbitragem. Numa delas, em momento decisivo do jogo, Marquinhos, do Flamengo, levou falta técnica e foi excluído da partida, nos minutos finais. O Vasco se aproveitou, dominou e venceu. Apesar da derrota, Marquinhos foi o cestinha com 27 pontos. Ele ainda deu cinco assistências. Olivinha, com 14 pontos e 17 rebotes, fez outro duplo-duplo. JP Batista terminou o duelo com 12 pontos. No Vasco, Nezinho fez 22 pontos, Hélio deixou 16 pontos na quadra e Murilo anotou 14, com oito rebotes. David Jackson terminou com nove pontos e cinco rebotes.

O Flamengo volta a quadra pelo Novo Basquete Brasil no dia 2 de fevereiro, quinta-feira, em São Paulo, diante do Pinheiros, às 19h30. Já o Vasco também vai até São Paulo, mas só joga no sábado, dia 4, contra o Mogi das Cruzes, às 14h, no Ginásio Professor Hugo Ramos.

Equilíbrio em todo o duelo

Os primeiros quatro minutos foram de domínio do Flamengo, marcando bem, o Rubro-Negro fez o Vasco chegar a estourar o limite de posse de bola. Assim, o time aos poucos controlou a partida e abriu 8 a 2 em arremesso de JP Batista após rebote ofensivo de Olivinha. Como resposta, David Jackson conseguiu colocar bola de três pontos e diminuiu para 8 a 5. Mas era o Flamengo quem seguia com maior volume de jogo. Faltando três minutos para o fim do quarto, Marquinhos cravou para abrir 13 a 7. Em seguida, Lelê ampliou para 15 a 7. Palácios e Hélio, em dois lances seguidos, recolocaram o Vasco na pontuação, mas JP, de gancho, seguia dando volume ao Fla: 17 a 11. No último ataque do quarto, Marquinhos, de muito longe, meteu bola de três e abriu 22 a 11 para os flamenguistas.

O Vasco iniciou o segundo quarto melhor. Com pontos seguidos, inclusive duas bolas de três de Palácios, diminuiu para 24 a 19 nos três primeiros minutos. Ronald Rámon deu resposta rápida também com bola de três, e o Flamengo voltou a ter margem confortável com 27 a 19. Hélio, na mesma moeda, mostrou que o Cruz-maltino estava mais ligado no jogo. Nezinho, em arremesso para dois pontos, fez José Neto parar o jogo para o Flamengo com o placar em 29 a 26. A parada não funcionou, e Nezinho, para três, igualou em 29 a 29. Na jogada seguinte, Mineiro, bem no jogo, meteu para três também e fez 32 a 29 para o Fla. Só que Nezinho, de novo, empatou faltando menos de dois minutos. Em bobeira do Vasco, uma falta antidesportiva e quatro pontos seguidos de Marquinhos fizeram o Rubro-Negro abrir 36 a 32. Trocando pontos no último minuto, o Flamengo foi para o vestiário vencendo por 38 a 35.

Apostando na jogada de garrafão com JP Batista, o Fla conseguiu manter a vantagem nos primeiros dois minutos. Em bola com ajuda da tabela, o pivô Rubro-Negro fez 42 a 39. No minuto três do período, Nezinho empatou em 44 a 44 na sua terceira bola de três pontos. O Vasco virou pela primeira vez com Murilo, mas Marquinhos, cestinha do jogo, deu o troco para o Flamengo: 49 a 48 na metade do terceiro quarto. Com Hélio para três, Fiorotto e depois Nezinho, o Vasco voltou a comandar e pela primeira vez folgou no marcador com 58 a 51. José Neto pediu tempo, e na volta Pedrinho diminuiu para o Fla em bola de três: 58 a 54. Por reclamar, o técnico do Vasco, Dedé, levou falta técnica. Com um ataque a mais e lance livre, o Rubro-Negro diminuiu para 60 a 58 faltando um minuto. Só que o Cruz-maltino se aproveitou bem de duas falhas e com Murilo fechou em 64 a 59, vencendo mais um quarto bem.

Na volta para o último quarto, o Flamengo rapidamente empatou com cinco pontos seguidos, numa delas em bola de três de Marquinhos: 64 a 64. No segundo minuto do período, Mineiro recebeu assistência de Olivinha e cravou para virar em 66 a 64. No primeiro ponto do Vasco na parcial, Drudi meteu bola para dois. E David Jackson, dançando em cima de Olivinha, empatou o jogo em 68 a 68, faltando cinco minutos por jogar. Olivinha, em lances livres e no rebote, deu três pontos de vantagem para o Flamengo na reta final: 71 a 68. Nezinho, em bola de três, e David Jackson, em lances livres, viraram para o Vasco em 73 a 71 faltando dois minutos. Ao sofrer falta, Marquinhos tinha três lances livres, e igualou o jogo em 73 a 73, mas acabou excluído do jogo por falta técnica flagrante.

Lelê bateu o último lance e virou em 74 a 73. A bola então foi para o Vasco, que empatou em 74 a 74 pela falta técnica e depois teve a posse de bola. Aproveitando o momento, o Cruz-maltino passou à frente por 76 a 75 no minuto final. Pedrinho, assumindo a responsabilidade, bateu para dentro do garrafão do Vasco e conseguiu os dois pontos para o Flamengo: 77 a 76, faltando 32 segundos. David Jackson colocou bola na bandeja e recolocou o Vasco na ponta. Na saída de bola, o Flamengo errou e Fiorotto sofreu a falta quando ia pontuar com o placar em 78 a 77. O pivô errou os dois lances livres e a posse de bola foi para o Flamengo com 1,2 segundo por jogar Mas Olivinha errou a saída de bola e a vitória foi do Vasco.



Fonte: GloboEsporte.com


Em jogo disputado, Vasco cresce no fim e bate o Flamengo pelo NBB

Após mais de um mês de adiamento, Vasco e Flamengo enfim voltaram a se enfrentaram pelo NBB. Em jogo sem a presença da torcida, por conta da posição da PM em não ter contingente para a partida, o Gigante da Colina venceu o rubro-negro por 78 a 77, em um jogo disputado até o último segundo. Com a vitória, os vascaínos se mantém na luta pelo G4 da competição. Já o rival acumula a terceira derrota seguida. Com 27 pontos, Marquinhos foi o cestinha, já Nezinho fez a diferença pelo Vasco com 22 pontos.

Titulares:

Nezinho: 22 pontos/3 assistências/3 rebotes
Murilo: 14 pontos/1 assistência/8 rebotes
David Jackson: 9 pontos/3 assistências/5 rebotes
Drudi: 2 pontos/3 rebotes/1 assistência
Gaúcho: Nenhum ponto

Entraram:

Hélio: 16 pontos/2 assistências/1 rebote
Palacios: 8 pontos/1 assistência/3 rebotes
Fiorotto: 7 pontos/2 assistências/5 rebotes
Wagner: 0 pontos/3 assistência/4 rebotes

Fonte: Site oficial do Vasco

Galeria

































Fonte: Flickr oficial do Vasco