Ex-dirigente do Vasco, Franck Assunção é o responsável por negociar Drogba com o Corinthians

Segunda-feira, 23/01/2017 - 21:27
comentários

A negociação entre Corinthians e Didier Drogba passa pelas mãos de um empresário envolvido em polêmicas nos últimos anos. Citado em documento oficial assinado pelo presidente Roberto de Andrade, Franck Assunção foi a Londres conversar com os representantes do atacante marfinense. Isto, porém, não representa garantia de sucesso.

Assunção, de 40 anos, ficou conhecido após dois casos emblemáticos: a tentativa de trazer o atacante italiano Christian Vieri para jogar no Brasil e a passagem relâmpago de um mês como diretor do Vasco, clube do qual é sócio. Ele vive há mais de 20 anos na Itália, onde fez contatos e começou a negociar jogadores – apesar disso, não tem registro de agente na Fifa.

Agora, o empresário volta aos holofotes por causa da conversa com os agentes de Drogba, em Londres – tudo com anuência dos dirigentes do Corinthians. Outro intermediário, Gildas Samba, também tem aval para negociar com o marfinense. A reportagem do GloboEsporte.com tentou contato com Franck Assunção, sem sucesso.

A primeira aparição do empresário foi em 2009, quando anunciou que Vieri estava perto de um acerto com o Botafogo de Ribeirão Preto. Falando como empresário do atacante, Assunção cogitou até a possibilidade de um amistoso contra o Corinthians, que na época contava com Ronaldo Fenômeno – amigo de Vieri dos tempos de Inter de Milão.

– Vamos finalizar o processo, faltam detalhes bobos. Na quarta irei ao Botafogo novamente com o advogado para assinar todos os papéis. Em seguida, a notícia será dada no site oficial do clube – disse Assunção, à época, sobre a suposta chegada do astro.

Hotel de luxo e passagem relâmpago pelo Vasco

Sem sucesso no negócio, Franck Assunção continuou atuando no futebol italiano como agente. Voltou a ter repercussão no Brasil em 2012, quando foi anunciado pelo então presidente Roberto Dinamite como diretor executivo do Vasco.

Assunção chegou por intermédio de Henrique, meio-campista do clube carioca nos anos 1980 e revelado pelo Guarani. Franck dizia que tinha investidores e ia trazer, além de patrocínios, jogadores para o Vasco. Um deles, o goleiro Gomes, ex-Cruzeiro, que à época estava no futebol inglês. Na apresentação oficial, porém, poucos esclarecimentos:

– Hoje é um dia muito importante, no qual espero fazer um trabalho com Daniel Freitas (outro dirigente do Vasco). Vivi 18 anos na Europa, entre Itália, Portugal e Inglaterra.

Assunção, aliás, estava tão nervoso que esqueceu na sala de imprensa de São Januário algumas folhas de papel com o discurso planejado em sua chegada ao clube. Num dado momento, usaria a expressão "ousadia controlada" para definir sua maneira de atuar.

Um outro trecho ensaiava o gestual a ser utilizado enquanto se dirigia aos jornalistas. Uma das últimas frases era: "Posso bater no peito e falar ALTO, hoje sou Vasco... E digo isso com muita emoção!!!".

Ao lado de um assistente, Franck Assunção passou seus dias de Vasco hospedado no luxuoso Copacabana Palace. Ele sempre passou a impressão de que realmente tinha bons contatos, já que mostrava fotos com dirigentes, jogadores e personagens do futebol mundial. Certa vez, levou uma camisa do Vasco para Adriano Galliani, dirigente do Milan, e sugeriu uma parceria.

O mesmo Galliani recebeu, na Itália, integrantes da diretoria do Vasco para um jantar numa cantina. O dirigente, que fala português e é casado com uma brasileira, revelou na mesa que o Milan queria o zagueiro Dedé. No entanto, nunca houve proposta oficial.

30 dias, zero resultado

Assunção fez promessas e estabeleceu o prazo de 30 dias para apresentar seus resultados práticos. O Vasco o autorizou a buscar acerto de patrocínio com uma empresa estrangeira, contratações de jogadores e até parceria com clubes italianos – o Milan, principalmente.

No período, o agente chegou a levar Roberto Dinamite e dois vice-presidentes do Vasco para uma cidade pequena no interior da Suíça, perto da divisa com a Itália. Acompanhado de um assessor italiano, Assunção queria que Dinamite assinasse documentos.

Os dirigentes disseram que só assinariam algo no momento que ele aparecesse com um investidor. Nada feito. As passagens de ida e volta foram efetivamente pagas pelo agente, que, entretanto, não arcou com a estadia o hotel – que ficou na conta do Vasco.

A história de Franck Assunção começou a desmoronar quando seu currículo foi desmentido. Ele dizia ter passagens por Chiasso, da Suíça, e Ascoli, da Itália, mas dirigentes dos dois clubes negaram qualquer relação. Também na Itália, o empresário ainda afirmava que o Vasco buscava as contratações do romeno Adrian Mutu e do italiano Vicenzo Iaquinta – o clube carioca sequer havia falado sobre esses nomes. Assim, foi demitido com 30 dias de trabalho.

Vasco nega relação; empresário tem escolinha

Depois de deixar o cargo, Assunção continuou falando em nome do Vasco na Europa, tentando negociações e dizendo representar o clube. O clube do Rio de Janeiro teve de divulgar uma nota oficial para reforçar sua posição.

"Por meio da presente, a Diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama vem, a público, esclarecer que o Sr. Franck Assunção não tem e jamais teve contrato de trabalho com o clube, não estando, portanto, autorizado a falar pelo Vasco ou a representar o clube em qualquer situação.

Em complemento, a Diretoria também informa que, ao Sr. Franck Assunção, jamais foi dada procuração, concedendo-lhe poderes, para atuar em nome do Club de Regatas Vasco da Gama"

Sócio do Vasco, Assunção abriu recentemente uma escolinha de futebol em Hortolândia, no interior de São Paulo, sua cidade natal – o local oferece peneiras para garotos de 5 a 18 anos. No site da escolinha, ele se apresenta como empresário e divulga as mesmas fotos dos tempos de Vasco. Numa delas, inclusive, empunha uma camisa da equipe carioca com o nome Kia – ele mesmo, Kia Joorabchian, empresário recheado de suspeitas que passou pelo Corinthians.

O histórico provoca desconfiança em setores do clube, mas a diretoria alvinegra mantém confiança no papel que Assunção pode exercer na contratação de Drogba. Em contato direto com o agente, o Timão espera uma resposta do atacante nesta semana para, enfim, encerrar a novela.



Fonte: GloboEsporte.com