Programa Promove relaciona suas principais ações na temporada 2016

Sábado, 31/12/2016 - 07:58
comentários

RETROSPECTIVA PROGRAMA PROMOVE 2016

No segundo semestre de 2016 foi criada a página oficial do Programa Promove , além do Instagram (@programapromove), página oficial no Facebook (Programa Promove), Twitter (@programapromove) e Youtube (Programa Promove), o intuito de divulgar as áreas de atuações que trabalham com os atletas, tornando disponível e acessível a todos, o trabalho que é realizado nas categorias de base do Club de Regatas Vasco da Gama. A primeira divulgação do projeto esse ano foi quando o diretor da base Prof. Álvaro Miranda, juntamente com o Alex Evangelista e Prof. Carlos Herdy explicaram o projeto após a promoção de diversos atletas de 2015 para 2016.

Desta forma foi apresentado algumas avaliações que são realizadas com os atletas da base. Dentre deles, um que o Vasco vem se destacando no cenário nacional de clubes de base, que é o acompanhamento do desenvolvimento maturacional dos atletas através da avaliação da idade óssea correlacionada com a idade cronológica, sendo possível também estimar a altura prevista do indivíduo através dos protocolos internacionais.

Outra ideia do PROMOVE foi apresentar o trabalho das diversas áreas interdisciplinares que em conjunto buscam o melhor desenvolvimento e desempenho dos jovens atletas Vascaínos. Uma reportagem que obteve bastantes visualizações foi sobre o trabalho de força desenvolvido com consultor internacional na preparação física (Dr. Roberto Simão), que tem por objetivo promover a hipertrofia, aumentar os níveis de potência muscular, melhorando assim o desempenho físico diminuindo as chances de fadiga muscular, fazendo com que o jogador resista melhor às cargas de treino no campo e diminua os índices de lesões anuais.

A nutrição da base através de suplementações diárias, acompanhamento e dieta balanceada dos atletas, que atuou diminuindo o número de câimbras nas equipes através da utilização dos repositores hidroeletrolíticos que são planejados exatamente para a especificidade do jogador de futebol. Trabalho inédito acompanhado pelo Nutricionista da Base Paulo Cavalcante, todos os atletas das equipes Sub-20, Sub-17 e Sub-15 suplementados, intervenções acometidas tanto para ganho de peso quanto para perde de peso.

No campo da preparação física foi possível conhecer o trabalho feito pré e pós jogo realizado com a liberação miofascial, onde no pré jogo é utilizada como forma de pré-aquecimento, alongando e atuando na organização dos tecidos musculares, e no pós jogo como parte do processo regenerativo. Trabalho em parceria com os acadêmicos e com os preparadores físicos.

Outra aposta do programa é o foco no desenvolvimento cognitivo dos atletas com a estabilização de uma parceria com um curso de inglês, as orientações semanais do setor de análise de desempenho (CIA, Centro de Inteligência e Análise), treinamento na assessoria de imprensa e também o fato do clube possuir uma escola exclusiva para seus atletas, possibilitando um currículo diferenciado e uma organização nos horários e dias das disciplinas.

Todas as informações para montagem dos planejamentos dos atletas se baseiam em estudos científicos publicados e revistas de qualidade. Desta forma, os profissionais do CAPRRES-Base produziram diversos estudos relacionados a lacunas existentes e dúvidas relacionadas ao processo acadêmico como forma de solucionar tais problemas e contribuir com o futebol nacional e internacional. Foram criados infográficos para os artigos publicados como forma de facilitar o entendimento do público para o assunto abordado.

Como resultado de todo esse trabalho voltado para os jovens atletas, entre os anos de 2015/2016 tivemos a promoção das categorias de base para o futebol profissional os atletas Caio Monteiro, Alan Cardoso, Andrey, Evander, Matheus Vital e por último, Douglas Luiz (2016). Esses jovens atletas fizeram parte do Programa Promove.

Outra novidade do promove é divulgar o trabalho feito com os atletas, iniciamos falando sobre o primeiro atleta do programa em 2008, Philippe Coutinho.

Em 2017 o Promove será reformulado abrangendo todas as categorias do clube, desta forma teremos o PROMOVE Kids (Sub-10 até Sub-15) e PROMOVE (Sub-16 até Sub-20), em janeiro os pais dos atletas selecionados serão convocados para uma reunião com os profissionais envolvidos no programa para explicação e todo direcionamento do projeto.

O objetivo principal deste programa é oferecer qualidade na formação do jovem quanto cidadão e quanto um possível atleta de futebol profissional. Há uma relação de total prioridade no desempenho escolar do atleta e as aulas de reforço, portanto o Vasco por ser o único clube no Brasil que possui uma escolar de ensino médio e fundamental contribui para facilitar todo processo.

Em 2017, a previsão é de muita dedicação e trabalho.

Acompanhe nosso trabalho

Atenciosamente,
EQUIPE PROMOVE




Fonte: Projeto Promove