Álvaro Miranda fala sobre as categorias de base do Vasco

Domingo, 25/12/2016 - 17:40
comentários

Mesmo sem conquistar títulos no sub-20 em 2016, o Vasco vive novos ares nas categorias de base em seu futebol. Neste ano, o clube disputou seis grandes competições nos juniores: Copa São Paulo, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa RS e Torneio OPG, tendo nesta última a sua melhor campanha, o vice-campeonato.

O diretor geral das categorias de base do Gigante da Colina, Álvaro Miranda, fez um balanço desta temporada, ressaltando que a formação de uma família para o acolhimento dos atletas em formação tem sido o principal ponto trabalhado pela diretoria e comissão técnica, para que os atletas tenham, principalmente, orgulho de jogarem pelo Vasco da Gama.

- Hoje temos um novo Vasco, o Vasco da família, que prioriza as crianças independente de todas as situações. São atletas, mas são crianças, a raiz do Vasco sempre foi essa. O trabalho que desenvolvemos na base é pensando no futuro e o resultados serão colhidos a longo prazo. Muitos desses meninos podem ficar pelo caminho, mas vão levar o amor pelo clube para o resto da vida. O mais importante é que eles se tornem vascaínos e amem estar aqui, até para que futuramente, quando tiverem uma carreira consolidada, tenham orgulho de carregar a cruz de malta no peito.

Mudança de pensamento dos atletas vem sendo o principal ponto

Álvaro também ressaltou pontos que dizem respeito à mudança de filosofia trabalhada com os novos jogadores, focando mais na formação do que em resultados. Além disso, a integração das categorias inferiores com o futebol profissional do Cruzmaltino tem sido um dos principais fatores que ajudam a formar atletas com qualidade também fora das quatro linhas.

- Não trabalhamos pensando nos resultados, mas sabemos que com uma formação de qualidade, as conquistas acabam chegando. Temos algumas gerações fortes em nossa base. Estamos preparando jogadores do juvenil, em especial os que já atuam no sub-20, para o profissional. Acreditamos que alguns podem ser incorporados ao time de cima dentro de seis meses ou um ano - disse Álvaro, que prosseguiu.

- O resultado é importante, mas gostaria de destacar a mudança de filosofia. O Vasco está jogando de igual para igual com qualquer adversário. Não estamos temendo ninguém. Os adversários estão encarando o nosso clube de uma outra forma, da maneira que ele deve ser encarado. Entramos em campo buscando ganhar sempre. Como estamos valorizando a qualidade. jogamos sempre para frente. Essa é a nossa filosofia.

O diretor concluiu, focando mais uma vez na nova postura cobrada dos atletas, que impulsionam a criação do sentimento do orgulho pela instituição e que cria vontade em atuar pelo clube e, mesmo com os problemas existentes na formação, os primeiros resultados que aparecem têm sido surpreendentes e dignos de comemoração.

- Para jogar no Vasco, hoje em dia, o atleta tem que querer estar aqui, tem que se sentir à vontade no clube. Enfrentamos problemas, até porque tudo estava de uma maneira arrasada quando chegamos, mas estamos sempre buscando dar o melhor para os meninos. É um trabalho a longo prazo, mas a resposta inicial vem sendo surpreendente. Não falo apenas do resultado, mas da mudança de postura dos atletas. Todos estão com vontade de jogar no Vasco. Isso me deixa bastante satisfeito - concluiu.




Fonte: FutRio