Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos entrega Medalha de Honra ao Vasco

Sexta-feira, 23/12/2016 - 23:28
comentários

A dois dias do Natal, o Vasco foi homenageado pela APAM (Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos), em solenidade realizada nesta sexta-feira (23/12), no Salão de Troféus de São Januário. O presidente Eurico Miranda recebeu o Diploma e a Medalha de Honra das mãos do presidente da associação portuguesa, Manuel Beninger. Diretores e membros dos poderes vascaínos e membros da APAM também estiveram presentes.

Honrado com a entrega da Medalha e do Diploma, Eurico Miranda agradeceu em nome do Vasco e falou sobre as raízes com Portugal. O presidente citou o pavilhão português, hasteado durante todo o ano no mastro principal do clube, ao lado do pavilhão do Brasil e do Vasco, no Estádio de São Januário, e a edição raríssima do livro "Os Lusíadas", de Luís de Camões, em exposição no Salão de Troféus.

– A ligação do Vasco com Portugal vem desde a fundação do clube. O Vasco foi fundado com dois objetivos claros: dar oportunidade aos menos favorecidos e competir em igualdade de condições com seus adversários e tem conseguido cumpri-los nestes 118 anos de história. Temos uma escola dentro da instituição, justamente para atender aos mais carentes. Recebemos pessoas de todas as classes sociais e todos são tratados rigorosamente de forma igual. Eu particularmente fico agradecido e, em nome do Vasco, honrado com esta homenagem – afirmou Eurico Miranda.

A ideia da homenagem surgiu de um encontro de Manuel Beninger com o vice-presidente de patrimônio do Vasco, José Joaquim Cardoso Lima. Emocionado, o dirigente vascaíno entende que a Medalha de Honra deve servir de exemplo para que o clube seja ainda mais lembrado e tenha cada vez mais importância em Portugal.

– Estou muito feliz e orgulhoso. Esta homenagem é de suma importância para o Vasco. É um reconhecimento que já deveria ter sido feito há muito mais tempo. Conheci o Doutor Manuel no Vasco e ele veio ao Brasil predisposto a homenagear o clube, pois já conhecia a história do Vasco e a importância que o clube representa para Portugal, dentro e fora de Portugal – conta José Joaquim.

Desde a infância Manuel Beninger acompanha o Vasco e, mesmo antes de conhecer o clube, já torcia e seguia a trajetória do Gigante da Colina. O presidente da APAM não tinha dúvidas de que a homenagem deveria ser feita e, após a realização do objetivo, se mostrou mais encantado com a grandeza e a força do Cruzmaltino.

– O Vasco é a melhor instituição que os portugueses fizeram fora de Portugal. O clube tem mais de 100 anos e merece o maior respeito. Deve ser honrado, relembrado e acarinhado. Se nós somos os primeiros, muitos mais deveriam ter feito. Governantes e presidentes portugueses e outros com responsabilidade em Portugal devem acarinhar este clube que tem levado tão longe o espírito de Portugal terras afora – afirmou Beninger.

O presidente da APAM acrescentou que a homenagem já foi atribuída a entidades como a Dom Duarte Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal e Sociedade Memorial Visconde de Mauá, do Brasil, e ao Presidente da República de Guiné Bissau, José Mário Vaz. Beninger também afirmou que a Medalha de Honra e o Diploma representam àqueles que defendem e promovem a história e a cultura de Portugal fora do país.





Fonte: Site oficial do Vasco


Galeria






















Fonte: Flickr oficial do Vasco