Morre o ex-preparador físico do Vasco Hélio Vígio

Sexta-feira, 16/12/2016 - 13:16
comentários

Morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, o ex-delegado, lutador e árbitro de jiu-jítsu e Vale Tudo Hélio Vígio (20 de maio de 1934-15 de dezembro de 2016). Vígio vinha lutando contra um câncer e falência renal e estava internado no hospital há 15 dias, e veio a falecer de causas naturais. Seu velório está marcado para esta sexta-feira, às 12h (horário de Brasília), no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Hélio Vígio foi um dos poucos lutadores a receber a faixa vermelha, graduação mais alta do jiu-jítsu, do lendário Hélio Gracie - ele tinha nove graus na faixa. O carioca foi um dos principais expoentes da Academia Gracie nos anos 1940 e 50, e competiu tanto no jiu-jítsu quanto no Vale Tudo. Quando se aposentou do tatame, ele seguiu trabalhando como árbitro, e ficou famoso mundialmente por arbitrar, ao lado de João Alberto Barreto, as lutas do primeiro UFC, em 1993. Foi Vígio que estava no octógono quando Royce Gracie venceu Gerrard Gordeau na grande decisão do torneio inaugural da organização.

Hélio Vígio também trabalhou na Polícia Civil no Rio de Janeiro, onde foi delegado e atuou na divisão antissequestro da corporação.



Fonte: G1 (texto), Terceiro Tempo (foto)

Nota da NETVASCO: Hélio Vígio foi preparador físico do Vasco nas décadas de 70 e 80. Foi ele quem levou Antonio Lopes para trabalhar no clube, em 1974, ainda como preparador físico.