Basquete: Alberto Bial, técnico do Solar Cearense, elogia o Vasco, adversário desta 3ª-feira

Segunda-feira, 21/11/2016 - 20:34
comentários

O equilíbrio do NBB CAIXA 2016/2017 vem deixando a competição mais acirrada a cada rodada. Depois de bater de forma expressiva o Mogi das Cruzes/Helbor, no último sábado (19/11), o Vasco da Gama receberá o Solar Cearense, que busca se reabilitar na competição, nesta terça-feira (22/11), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Depois de uma vitória e uma derrota em seus dois primeiros jogos na história do NBB CAIXA, o Vasco manteve a mesma escrita nas últimas duas rodadas da competição. Pela primeira vez atuando em casa, a equipe cruzmaltina foi surpreendida pelo rival também caçula do campeonato, Campo Mourão Basquete, rival do time carioca nas Finais da Liga Ouro 2016, na derrota, por 91 a 81.

Após o tropeço, o Vasco se recuperou em grande estilo em sua segunda partida em casa na edição. Dominante a partir do segundo quarto, o cruzmaltino venceu o Mogi por 24 pontos de diferença, 94 a 70, e encerrou grande sequência de vitórias do time paulista na temporada, que já durava 17 jogos, entre confrontos do Campeonato Paulista, da Liga Sul-Americana e do próprio NBB CAIXA. A última derrota dos mogianos havia sido para o Paulistano/Corpore, pela fase de classificação da competição estadual, a mais de dois meses, no dia 15 de setembro.

Para realizar tal feito, o Vasco contou com uma chuva de arremessos de 3 pontos. Os principais chutadores do cruzmaltino na partida foram também os destaques do time. Nezinho converteu cinco tiros de fora do perímetro, anotou 22 pontos, e ainda somou quatro rebotes e sete assistências. O outro grande nome da vitória vascaína foi David Jackson, cestinha da equipe com 26 pontos, com quatro bolas de 3 pontos convertidas, além de distribuir quatro assistências.

Por falar nele, David Jackson pode ser fator crucial para as ambições vascaínas na temporada 2016/2017. MVP do NBB CAIXA 2013/2014, o norte-americano esteve contundido e com isso perdeu os dois primeiros jogos desta edição. Recuperado da lesão, o ala/armador foi o cestinha do Vasco nas duas partidas seguintes, com 18 pontos e seis rebotes diante do Campo Mourão, e a atuação já destacada contra o Mogi.

“Atuamos em três partidas muito abaixo do que podemos e fizemos uma boa, contra o Mogi. O Basquete Cearense é bastante unido, com excelentes profissionais e jogadores, então não devemos levar em consideração o momento que estão vivendo. Precisamos focar no que podemos fazer, em como parar a equipe deles para alcançarmos mais uma vitória e subir ainda mais na tabela”, disse o pivô Murilo, do Vasco.

O Basquete Cearense por sua vez busca se reabilitar na temporada. Depois de ser derrotada na estreia, a equipe nordestina fez seus dois primeiros jogos em casa na edição e teve 50,0% de aproveitamento. Diante do Minas, os comandados de Alberto Bial fizeram grande segundo quarto e contaram com ótima atuação de Marcus Toledo para vencer, por 78 a 71.

Na segunda partida do time em casa, o Basquete Cearense acabou derrotado. Diante do forte elenco do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, a equipe nordestina sofreu com as grandes atuações de Lucas Mariano (25 pontos e seis rebotes) e Fúlvio (19 pontos e cinco assistências), principais destaques da vitória candanga, por 81 a 72.

Novamente, o grande nome da partida pelo lado cearense foi o ala/pivô Marcus Toledo, responsável por 16 pontos e seis rebotes no duelo. O atleta é o principal destaque do time nordestino neste início de temporada, com médias de 14,0 pontos, 8,0 rebotes e 1,7 bolas recuperadas nas três partidas realizadas.

“É um campeonato longo. Teremos uma pequena excursão pelo Brasil e precisamos nos concentrar no próximo jogo. O Vasco já mostrou que é uma grande equipe e precisamos entrar muito concentrados, com uma defesa muito forte. Vamos jogo a jogo, para, assim, darmos mais um passo em busca das nossas pretensões”, analisou o ala/pivô Marcus Toledo, cestinha cearense neste início de temporada.

O duelo contra o Vasco marca o início de uma sequência complicada que os cearense terão pela frente. Serão três partidas consecutivas fora de casa, com viagens desgastantes, para enfrentar a equipe carioca, nesta terça, o Banrisul/Caxias do Sul, na próxima quinta (24/11) e o Campo Mourão, só na outra sexta-feira (02/12).

“Começamos essa viagem de três jogos fora de casa com essa pedreira que é o jogo em São Januário. O Vaco é um time muito forte, para brigar pelas primeiras colocações. Fez uma grande partida contra o Mogi. Eles têm como pilar o Nezinho e os dois pivôs, juntamente com o David Jackson. Formam um quadrado muito forte. A gente vai buscar uma defesa muito forte para diminuir bastante a pontuação desses jogadores, evitando que o Vasco chegue aos 90 pontos. Uma grande defesa e melhorando a nossa performance no ataque. Ainda não conseguimos o que estou esperando. É normal acontecer”, disse Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.




Fonte: LNB