Vasco aguarda aval da CBF para enfrentar o Ceará no Maracanã, onde não atua desde maio

Segunda-feira, 21/11/2016 - 03:32
comentários

O Vasco deve enfrentar o Ceará, no próximo sábado, dia 26, no Maracanã. O jogo é decisivo e determinará o acesso à Série A ou a permanência do clube na Segunda Divisão. Inicialmente, a partida estava marcada para São Januário, às 17h30 (de Brasília), mas a diretoria cruz-maltina já se movimentou para fazer uma solicitação à CBF para troca de local e aguarda a autorização oficial da entidade.

No regulamento geral das competições da CBF, o inciso III do artigo 13 diz que em solicitações de alteração de local da partida (estádio), desde que na mesma cidade, "o prazo para solicitar poderá ocorrer com, pelo menos, cinco dias de antecedência em relação à data da programação original". Dessa forma, o Vasco tem tempo hábil até a data do jogo, que, contando com esta segunda-feira, é daqui a seis dias.

Dentre as alegações do Vasco para a troca de estádio estão a reforma da marquise que está acontecendo em São Januário e a expectativa de um bom público no Maracanã. Na partida contra o Luverdense, empate por 1 a 1, parte da Social de São Januário estava interditada por causa de obras.

Por ser um jogo de clima tenso, há também a ideia de evitar desordens nas arquibancadas que, na visão da diretoria, podem influenciar negativamente o desempenho do time em campo, além da possibilidade de acarretar prejuízos de ordem financeira ao clube.

Como o Vasco chega nesta última rodada da Série B sem ainda ter garantido o acesso, a ideia de levar o jogo para o Maracanã ganhou mais força. Antes, a diretoria já havia cogitado a possibilidade, mas caso o time tivesse confirmado a vaga na Série A, talvez não houvesse necessidade.

Na semana retrasada, no encontro entre membros de torcidas organizadas do Vasco e lideranças do elenco cruz-maltino, Euriquinho, filho de Eurico Miranda, mencionou a ideia de o último jogo ser no Maracanã, o que foi aprovado prontamente pelos torcedores.

Na noite de sábado, a delegação voltou para o Rio de Janeiro e no Galeão evitou sair pelo saguão de desembarque, temendo protestos e confusões de cerca de 30 torcedores que estavam à espera. Como não tiveram contato com os jogadores, os vascaínos presentes ficaram irritados e fizeram ameaças mencionando o jogo com o Ceará.

Nas duas outras edições em que disputou a Série B, o Vasco garantiu o acesso em jogos realizados no Maracanã: em 2009, venceu o Juventude, e em 2014 empatou com o Icasa. Em ambas as situações não correu riscos na última rodada da tabela.



Fonte: GloboEsporte.com