Basquete: Antigos parceiros, Vasco e Brasília se enfrentam pela 1ª vez neste sábado

Sábado, 12/11/2016 - 09:50
comentários

Brasília e Vasco são times que estão marcados na história do basquete brasileiro. Porém, em épocas distintas. Potência entre o fim da década de 90 e início dos anos 2000, o Cruz-Maltino saiu de cena justamente quando o clube candango começou a dar seus primeiros passos na elite. Situação que faz ser inédito o duelo de seis títulos nacionais - dois do Vasco e quatro do Brasília -, marcado para este sábado, às 14h (de Brasília), no Distrito Federal, pela segunda rodada do NBB.

Apesar de nunca terem se enfrentado antes na história, Brasília e Vasco têm uma ligação curiosa. Ocorreu em 2007. À época, o clube carioca já havia cortado os investimentos no basquete, enquanto o time do Distrito Federal começava a se consolidar como referência após a conquista do primeiro campeonato brasileiro. Sem um campeonato regional forte para disputar, a diretoria candanga firmou parceria com a vascaína e enviou seus jogadores para disputarem o Campeonato Carioca daquele ano vestindo a Cruz de Malta.

A parceria rendeu o vice-campeonato estadual ao Vasco da Gama. Representado pelo elenco do Brasília, o time acabou sendo derrotado na final pelo Flamengo. Após aquele ano, o basquete cruz-maltino ficou nove temporadas distante do estadual, voltando apenas em 2016.

Reestruturado, o Vasco está de volta à elite esta temporada e já chega se posicionando como candidato ao título. Um dos principais concorrentes é justamente o Brasília, que já vive um jejum de quatro temporadas sem levantar o caneco do NBB.

Os dois times estrearam com vitória no campeonato. Na última quinta-feira, o Brasília derrotou o Caxias do Sul, em casa, sem grandes dificuldades: 91 a 82. No mesmo dia, o Vasco abriu a temporada jogando fora de casa e precisou da prorrogação para bater o Minas 85 a 83. Quem vencer neste sábado, se juntará ao Flamengo no topo da tabela de classificação com quatro pontos.

- O Vasco montou uma grande equipe, será uma pedreira. É muito bom ver o NBB com jogos desse nível. Quem tem a ganhar são os torcedores - afirmou o capitão do Brasília, Guilherme Giovannoni.

Desfalques

Assim como no jogo contra o Caxias, o técnico do Brasília, Bruno Savignani, mais uma vez não poderá contar com o pivô Fab Melo, reforço para a temporada, mas que vem sofrendo com uma lesão na panturrilha. O garrafão será responsabilidade de Lucas Mariano, que também chegou ao DF para 2016/17 e já teve papel importante na estreia de quinta, anotando um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes.

No Vasco, a única dúvida é David Jackson. O armador americano ficou fora da partida contra o Minas por conta de uma torção no tornozelo esquerdo e será reavaliado antes do jogo contra o Brasília para saber se poderá ou não entrar em quadra.





Fonte: GloboEsporte.com