Profissionais da Fisiologia do Vasco participam de congressos internacionais

Domingo, 06/11/2016 - 20:27
comentários

PROFISSIONAIS DO VASCO PARTICIPAM DE CONGRESSOS INTERNACIONAIS E PUBLICAM ARTIGOS CIENTÍFICOS PELO MUNDO.

O setor de Fisiologia da Base vascaína vem sendo pioneiro em algo que não é muito comum em clubes pelo Brasil e pelo mundo, trata-se da produção e desenvolvimento de pesquisas científicas e criações de artigos científicos relacionados ao futebol com jovens atletas. Desde 2015, o setor já submeteu nove trabalhos científicos (sendo dois já publicados) para revistas nacionais e internacionais.

- Esses trabalhos visam responder algumas perguntas que ocorrem constantemente entre os profissionais da saúde durante a prescrição e montagem dos planejamentos para os atletas. Dividimos as linhas de pesquisas de acordo com as expertises de cada um, pois temos diversos profissionais da base ligados ao meio acadêmico. A chegada do CAPRRES foi fundamental, pois permitiu uma estrutura de organização e controle para a coleta e análise dos futuros estudos. Desta forma, o pensamento é a busca constante pela excelência se utilizando do futebol baseado em evidências. Comentou Prof. Carlos Herdy, responsável pelo setor de fisiologia da base que é ligado ao CAPRRES.

Em abril deste ano, o Vasco foi o único clube grande do país que apresentou um trabalho em formato de pôster no congresso internacional de futebol na área da medicina esportiva, em Londres (http://www.footballmedicinestrategies.com/en/). O Vasco foi representado pelo médico da base Dr. Ricardo Bastos (lado direito da foto juntamente com o médico Dr. André Pedrinelli, o qual também participou da pesquisa e trabalha na seleção brasileira com Alex Evangelista).

- Considero de extrema importância à participação nesse congresso internacional de medicina esportiva. Comecei a frequentar o evento em 2013 e desde então confirmo presença no evento todo ano. É uma excelente oportunidade de aprendizado, troca de informações e network. É muito bom saber a rotina dos departamentos médicos dos grandes clubes do Mundo, como Milan, Chelsea, Porto Lyon com os quais tive oportunidade de interagir. Dessa maneira posso trazer o que de melhor existe em Medicina esportiva e aplicar no cotidiano do nosso clube, buscando sempre a excelência no tratamento dos nossos atletas. Disse Ricardo médico da base vascaína.

O resumo apresentado pelo Dr. Ricardo fala sobre as incidências de lesões acometidas durante uma temporada no futebol de base e demonstrou uma aumento das lesões a medida que se aumenta a quantidade de jogos no futebol de formação, fato preocupante tendo em vista a grande quantidade de jogos nos dias de hoje para os atletas de base. Esse resumo foi submetido e aceito pela revista italiana Archivos de Medicina del Deporte, sendo publicado no ano de 2017.

Recentemente o setor organizou infográficos para melhor entendimento de suas pesquisas. O primeiro deles é sobre o perfil morfológico feito em mais de mil atletas que já passaram pelo clube, onde foram observados as medidas antropométricas, a composição corporal e o somatotipo. O artigo foi publicado na revista colombiana Educación Física y Desporte e artigo está em espanhol (https://goo.gl/VGRrjd). Outro trabalho já publicado fala sobre o efeito do alongamento e a variabilidade da frequência cardíaca (https://goo.gl/asNBYb), publicado na revista brasileira MedicalExpress, o artigo se encontra em inglês.

Em 2016 mais dois artigos foram aceitos para publicação na revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, (Periodização ondulatória sobre os ganhos de força em atletas de futebol; Relação de desequilíbrios musculares em jogadores de futebol: um estudo transversal). O primeiro estudo há um fato interessante, em 2015 após uma utilização de um método específico para periodização no treinamento de força dos atletas tiveram um ganho extremamente expressivo no ganho de força e de massa muscular. Já o segundo estudo se baseando no processo de desequilíbrio muscular, verificou qual posição desempenhada em campo está mais sujeito ao desequilíbrio, tendo em vista a grande relação do desequilíbrio muscular com as lesões.

O diretor da base Prof. Álvaro Miranda vê com bons olhos e valoriza tal investimento científico na base vascaína.

- Primeiro as pesquisas visam resolver questões internas, ou seja, contribuir com os nossos serviços para melhor direcionamento de todo planejamento para os atletas. Em seguida o Vasco vê com extrema importância a contribuição para o meio científico na área do futebol de formação. Acrescentou Prof. Álvaro.

Para conhecer os trabalhos em desenvolvimento e publicados acompanhe a página do promove no facebook.

Para maiores informações: fisiologia@crvascodagama.com

#baseforte #caprresbase #CRVG #fisiologia #futeboldebase#promove#soccer #VascodaGama #gigantedacolina



Fonte: Facebook do projeto Promove