Assista a reportagem sobre os 100 anos da primeira vitória do Vasco no futebol

Sábado, 29/10/2016 - 18:47
comentários

No dia 29 de outubro de 1916, o Vasco conquistava sua primeira vitória numa partida oficial. Mas o primeiro ano de futebol do Vasco teve dias difíceis. Foram nove derrotas em 10 jogos. Em meio a uma campanha tão ruim, um motivo para comemorar, e que nesse sábado completa 100 anos. São Januário ainda não existia, e o fato aconteceu em outro local. Rua Figueira de Melo, estádio do São Cristóvão. Foi lá que o Vasco conseguiu a sua primeira vitória no futebol, e que está cada vez mais viva na história do clube. Foi por 2 a 1 diante do River Futebol Clube, pela terceira divisão da Liga Metropolitana (assista ao vídeo).

- O River atuou com nove atletas porque teve dificuldade de montar uma equipe com onze. Outra particularidade também era que os tempos eram de 40 minutos - conta o historiador Walmer Peres Santana.

Eram outros tempos, numa época em que os jogadores usavam um gorro para reduzir o impacto da bola. E o até hino do Vasco trazia versos diferentes: “O clarim estridente da fama, que dos clubes do Rio de Janeiro, invencível o Vasco da Gama...”. O Vasco era um time com perfil nada parecido com o dos dias atuais.

- Buscava jogadores e colocava eles empregados em fábricas e comércio porque, para a liga, você tinha que ter determinados tipos de emprego. Não eram todos aceitos - completou Walmer Peres.

Entre esses trabalhadores estava o zagueiro Adão Brandão, pai da dona Regina, que veio de Portugal obrigado pela família. Logo ele virou atleta, ou melhor, multiatleta do Clube de Regatas Vasco da Gama.

- O pai chegou para ele e disse: já que você não quer estudar, então vai ter que ir trabalhar. Ele aceitou e veio de navio, tinha um enxoval muito bom e se apresentou na fábrica do tio. Praticou onze modalidades e levou 67 troféus com o nome dele que estão em São Januário.

O futebol, hoje responsável por grandes títulos e conquistas em São Januário, correu grande risco de ser extinto do Vasco.

- Tinham muitos vascaínos que eram contra o futebol, principalmente o pessoal do remo. Você vai ter até uma campanha contra o futebol. Então, você imagina em 1916, uma campanha ruim (da equipe), um aprendizado, o quanto os dirigentes do Vasco sofreram - relembra o historiador Walmer Peres Santana.

Para o bem do clube e do esporte brasileiro, o futebol permaneceu no Vasco, e é só dar uma olhadinha para a sala de troféus para ver que valeu à pena. Orgulho para a geração de hoje e para quem deu o primeiro passo nessa trajetória.

- A gente fazer parte da história é importante, né? A gente dizia: meu pai fez parte da história do Vasco, a família toda ficou muito feliz, é muita emoção, eu mesmo estou.... - conta dona Regina.



Fonte: Sportv.com