Basquete: Urubu ameaça não disputar a final do Estadual contra o Vasco

Quinta-feira, 20/10/2016 - 00:18
comentários

Ao vencer o Botafogo nesta quarta-feira, o Flamengo garantiu o direito de disputar a final do Campeonato Carioca de basquete, contra o Vasco. No entanto, a participação do atual campeão estadual vai depender de um julgamento nesta quinta-feira no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ). O Rubro-Negro pode ser punido pela briga entre torcedores no clássico contra o Vasco do dia 3 de outubro. Caso a pena seja em mando de campo na decisão, o vice-presidente de esportes olímpicos, Alexandre Póvoa, afirma que a chance é grande de o Fla nem entrar em quadra para tentar o 12º título carioca seguido.

- Gosto do Campeonato Carioca, mas o Flamengo não vai entrar em circo. O presidente da Federação (de Basquete do Estado do Rio de Janeiro, Álvaro de Almeida) está ciente. O Flamengo vai passar por um julgamento por causa daquela briga. Foi marcado para quando? Para esta quinta-feira. Depois da semifinal. Para quê? Para tirar a vantagem do mando de campo do Flamengo, uma vantagem que conquistamos na quadra? Se o Flamengo sentir que há algum tipo de intenção de tirar a vantagem do Flamengo de jogar com sua torcida, o Flamengo se vê no direito de se retirar do campeonato na última partida. Se quiser multar, multem, mas tirar a vantagem de jogar com a torcida não. Vamos discutir isso internamente - disse Póvoa, após a vitória por 89 a 81 sobre o Botafogo.

A reclamação do Flamengo é o momento em que o julgamento vai ser realizado, pouco mais de duas semanas depois da briga entre torcedores do Flamengo e justamente antes das finais do estadual. As três partidas da final estão programadas para os dias 24, 26 e 28 de outubro, com o Flamengo como mandante da primeira e da terceira partidas por ter sido o melhor da primeira fase.

Outro ponto criticado por Alexandre Póvoa foi a mudança da quadra de última hora na semifinal contra o Botafogo. O Flamengo não concordou em levar, de última hora, o jogo do ginásio da Tijuca para o de General Severiano. O regulamento da competição pede uma antecedência de 72 horas para uma mudança de local de partida, o que não foi respeitado pelo mandante Botafogo, segundo Póvoa.

- Nos foi comunicado que o jogo seria aqui (em General Severiano) com 24 horas de antecedência. O artigo 21 do regulamento exige que uma mudança seja comunicada com 72 horas de antecedência e com a concordância das duas equipes. O Flamengo estranhou. Isso aqui não é várzea, onde você liga e fala: “Vamos jogar no Aterro amanhã”. Não é assim que funciona. Entramos com um mandado de garantia na Federação, mas uma hora antes do jogo eles falaram que o Botafogo tinha o direito de jogar aqui porque era o mandante. É um absurdo completo - disse o dirigente.

Os locais das partidas finais do Carioca ainda não foram definidos. A federação carioca tenta a liberação do Maracanãzinho junto ao Comitê Organizador da Olimpíada do Rio de Janeiro, que gerencia o ginásio até o dia 30 de outubro.




Fonte: GloboEsporte.com