Medalhista paralímpico do Futebol de 7, Jônatas Santos fez palestra a jovens no projeto Colina Cultural

Quinta-feira, 20/10/2016 - 12:44
comentários

O Vasco da Gama promoveu na noite da última terça-feira mais uma edição do "Colina Cultural". Na ocasião, o zagueiro Jônatas Santos, do Futebol de 7 PC cruzmaltino, conversou com os atletas de base que residem na Pousada do Almirante, situada no Complexo Esportivo de São Januário. O jovem de 23 anos falou desde a sua medalha de bronze com Seleção Brasileira nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro até a falta de investimentos no esporte.

– Fiquei um pouco nervoso no início, mas gostei muito. Os meninos são participativos, fizeram inúmeras perguntas, isso me ajudou um pouco e devagar conseguimos desenrolar um bom bate papo. Abordamos diversos assuntos, e trocamos experiências. Espero que isso dê mais disposição para esse início de caminhada deles. Torço para que todos realizem seus sonhos, com a benção de Deus – destacou Jônatas.

Idealizado pelo Departamento de Marketing em parceira com a Divisão de Base do Departamento de Futebol, o projeto tem como seu principal objetivo agregar cultura, lazer e conhecimento aos atletas do Gigante da Colina, ajudando a desenvolvê-los como cidadãos. Encabeçado por João Santos, o Colina Cultural em outras edições já teve a participação do Grupo Bom Gosto e até a ida ao Estádio João Havelange para prestigiar o atletismo paralímpico.

– Essa foi uma das atividades que mais me surpreenderam, tanto pela quantidade de perguntas feitas, quanto a atenção e seriedade com que participaram da conversa. Foi muito importante para eles esse contato com um atleta que foi bronze em uma competição como os Jogos Paralímpicos. Foi ótimo ver como interagiram e aproveitaram a atividade proposta. No final, um atleta nosso de 16 anos pediu para falar sobre a importância daquela atividade, do projeto e parabenizar o Jônatas pela conquista e história de vida. É algo gratificante. Agradeço aos departamentos envolvidos, que deram todo o apoio, por nos proporcionar esse momento – frisou João.

Voltado para as categorias sub-15, sub-17 e sub-20, o projeto é um sucesso em meio a garotada cruzmaltina. Roger Ribeiro, de 15 anos, é jogador da base vascaína e comentou sobre a importância dessa conversa para a conscientização das pessoas e para o crescimento do esporte paralímpico.

– Foi sensacional participar dessa palestra. É uma motivação a mais saber que ele não vive em prol da deficiência e até hoje corre atrás dos seus sonhos, que é o de tornar o Futebol de 7 PC mais visível não só no Brasil, mas no mundo. Muitas das vezes com tudo que nós temos, ainda somos pegos pensando apenas no lado ruim da vida. Ver que ele não deixa a peteca cair traz um grande incentivo – finalizou Roger.



Fonte: Site oficial do Vasco