Basquete: Vasco x Urubu teve 'torres gêmeas' apagadas, cusparadas da torcida e show de Márcio Dornelles

Sábado, 15/10/2016 - 09:46
comentários

Vasco e Flamengo se enfrentaram pela terceira vez na temporada nesta sexta-feira, no Tijuca. Diferentemente dos dois duelos anteriores, quem sorriu por último dessa vez foi o Rubro-negro, que saiu de quadra com uma vitória por 93 a 85, resultado que dá ao time da Gávea a liderança da primeira fase do Estadual e a vantagem de ter sempre um mando de quadra a mais no mata-mata. A vitória do Flamengo foi construída graças a uma grande atuação individual de Olivinha, autor de 24 pontos, sete rebotes e cinco assistências. Soma-se a isso o mau desempenho dos pivôs vascaínos Bruno Fiorotto e Murilo, que juntos fizeram apenas 13 pontos.

O clássico teve ainda momentos de tensão, como no último quarto, quando torcedores vascaínos cuspiram no rubro-negro Mineiro. Provocado pela torcida rival, Marcelinho Machado teve atuação discreta, diferentemente do cruz-maltino Márcio Dornelles, que incendiou a partida após entrar no segundo quarto. O Flamengo pega o Botafogo na semifinal. Já o adversário do Vasco será o Macaé. Os playoffs começam na próxima segunda-feira. Confira o pacotão do clássico desta sexta.

Show de Olivinha

Cestinha da partida com 24 pontos, Olivinha deu um verdadeiro show em quadra. Nos 32 minutos que atuou, o jogador foi o motor da equipe rubro-negra, destacando-se tanto ofensivamente como defensivamente. Ao longo da partida, o camisa 16 do time da Gávea tentou cinco arremessos de três e acertou quatro deles. Provocado pela torcida vascaína em alguns momentos, ele tratou de dar a resposta em quadra, fazendo uma parceria fatal com o pivô JP Batista, que fez 23 pontos. Já Marcelinho, outro alvo dos cruz-maltinos, teve atuação bem abaixo da sua média, tendo pontuado apenas duas vezes durante todo o jogo.

"Torres gêmeas" apagadas

Conhecidos como as "Torres Gêmeas" vascaínas, os pivôs Murilo e Bruno Fiorotto - ambos com 2,08m de altura - tiveram uma noite apagada. Murilo atuou por 19 minutos e fez nove pontos. Fiorotto teve atuação pior ainda. Nos 22 minutos em que esteve em quadra, ele fez apenas quatro pontos, diferentemente da partida da última semana, quando o jogador natural de Americana teve atuação destacada na vitória do Vasco sobre o mesmo rival.

Cusparadas da torcida

Apesar de não ter havido episódios mais sérios como no jogo da semana passada, quando flamenguistas protagonizaram uma enorme briga entre si, alguns vascaínos não deram um bom exemplo no confronto desta sexta. Num dos momentos mais tensos da partida, torcedores cuspiram em Rafael Mineiro, após o jogador rubro-negro se desentender com a arbitragem e levar falta técnica. Olivinha foi outro que recebeu alguns cuspes de torcedores na saída de quadra. Por conta do incidente, a Polícia Militar teve de montar uma espécie de cordão de isolamento para os atletas do clube da Gávea deixarem o local de jogo.

Márcio Dornelles incendeia o jogo

Depois de iniciar a partida no banco de reservas, Márcio Dornelles entrou no segundo quarto incendiando o duelo. Logo de cara, ele acertou dois chutes para três pontos. Ao marcar a segunda cesta, correu em direção à torcida vascaína, conclamando a massa de cruz-maltinos a jogar junto do time. Contudo, mesmo com os incentivos vindos da arquibancada, o Vasco sucumbiu diante do rival pela primeira vez na temporada. A derrota, porém, não apagou a boa atuação do jogador. Ao deixar a quadra, Márcio foi um dos mais aplaudidos do time.

Xingamentos aos árbitros

O trio de arbitragem formado por Vander Lobosco Jr, Maurício Serour e João Ricci não teve vida fácil nesta sexta no Tijuca. Por terem apitado uma partida com torcida única, os árbitros foram perseguidos pelos torcedores vascaínos, revoltados com algumas marcações contra a equipe mandante. No intervalo, o trio deixou a quadra escoltado sob intensos xingamentos vindos da arquibancada. Como o túnel de acesso ao vestiário fica muito perto da torcida, os árbitros chegaram a ficar cara a cara com cruz-maltinos incomodados com a qualidade da arbitragem.



Fonte: GloboEsporte.com