Nove times que disputaram a Série A do Estadual do Rio em 2016 já estão de férias

Quinta-feira, 06/10/2016 - 22:24
comentários

Enquanto os considerados quatro grandes seguem em seus objetivos nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, oito times que disputaram a elite do Campeonato Carioca em 2016 já estão de férias. Com as semifinais da Copa Rio definidas, o número de equipes sem jogos oficiais até o final do ano aumentou. Clubes tradicionais, com relevância nacional em alguns momentos da história, entraram em campo pouco mais de vinte vezes na atual temporada.

America e Bangu protagonizaram o 'Clássico Bisavô' para 96 pagantes (171 presentes) na tarde da última quarta-feira (5), no Estádio Giulite Coutinho, e se despediram do futebol profissional em 2016. O jogo foi válido pela última fase da Copa Rio, porém as duas equipes entraram em campo sem chances de avançar às semifinais. Madureira e Boavista, que também disputaram a Série A do Carioca na atual temporada, também terminaram o ciclo de neste meio de semana.

Por mais que pareça cedo para o fim de um ano profissional, outras equipes, que não disputaram a Copa Rio, não entram em campo há quase seis meses. Estes são os casos de Bonsucesso, Cabofriense e Tigres do Brasil, que não disputaram a Copa Rio ou competições nacionais após o Campeonato Carioca. Cada uma entrou em campo 15 vezes no temporada, todas entre janeiro e abril, período de disputa do Estadual.

Volta Redonda vira exceção com muitos jogos em temporada vitoriosa

Fazendo contraste ao cenário escasso de jogos, equipes de menor investimento que disputaram competições nacionais tiveram um calendário mais inflado. Estes foram os casos de Macaé, com 34 jogos, e Volta Redonda (41), que entraram em campo nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Coincidentemente, as duas equipes foram semifinalistas da Taça Rio, durante o Campeonato Carioca, e o Voltaço, campeão dentro do torneio estadual.

Volta Redonda e Macaé viveram momentos sigulares em suas histórias em 2016. O Volta Redonda, além do título da Taça Rio, também conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro de forma invicta, e é dono do único acesso do futebol carioca entre os times de menor investimento no ano. Já o Macaé, conseguiu se manter na Série C em uma luta contra o rebaixamento que se prolongou até os últimos momentos.

Semifinalistas da Copa Rio tentam salvar a temporada

Entre os semifinalistas da Copa Rio, cada clube vive sua particularidade para tentar salvar a temporada de 2016. O Resende, atual bicampeão, foi eliminado da Copa do Brasil logo na primeira fase e perdeu a final da Taça Rio, no Campeonato Carioca, para o Volta Redonda. Ainda entre os clubes que vão jogar a Série A do Carioca em 2017, a Portuguesa fez um Estadual abaixo do esperado e saiu da Série D do Campeonato Brasileiro ainda na primeira fase.

O único semifinalista da Copa Rio que disputou a Série B do Campeonato Carioca em 2016 é o Itaboraí. Em contrapartida, no número de jogos disputados, a Águia teve mais trabalho que alguns times cariocas, pois entrou em campo 25 vezes no ano. No entanto, a temporada foi marcado pela disputa do Triangular Final da Segundona, mas sem sucesso da equipe azul, que ficou na terceira colocação e viu Nova Iguaçu e Campos subirem de divisão.

Já o Friburguense, rebaixado na Série A, vai tentar salvar a temporada com um título e, consequentemente, uma vaga em competições nacionais para 2017. Confira o número de jogos de cada equipe que disputou a Série A do Campeonato Carioca:

Volta Redonda - 41 jogos (17 durante o Campeonato Carioca, 16 durante a Série D do Campeonato Brasileiro e 8 durante a Copa Rio);
Macaé - 34 jogos (16 durante o Campeonato Carioca e 18 durante a Série C do Campeonato Brasileiro)
Portuguesa* - 29 jogos (15 durante o Campeonato Carioca, 6 durante a Série D do Campeonato Brasileiro e 8 durante a Copa Rio);
Resende* - 27 jogos (17 durante o Campeonato Carioca, 2 durante a Copa do Brasil e 8 durante a Copa Rio);
Madureira - 28 jogos (15 durante o Campeonato Carioca, 6 durante a Série D do Campeonato Brasileiro e 7 durante a Copa Rio);
Boavista - 28 jogos (16 durante o Campeonato Carioca, 6 durante a Série D do Campeonato Brasileiro e 8 durante a Copa Rio);
America - 23 jogos (15 durante o Campeonato Carioca e 8 durante a Copa Rio);
Friburguense* - 22 jogos (15 durante o Campeonato Carioca e 7 durante a Copa Rio);
Bangu - 22 jogos (15 durante o Campeonato Carioca e 7 durante a Copa Rio);
Bonsucesso - 15 jogos (todos durante o Campeonato Carioca);
Cabofriense - 15 jogos (todos durante o Campeonato Carioca);
Tigres do Brasil - 15 jogos (todos durante o Campeonato Carioca).

*Portuguesa, Resende e Friburguense estão nas semifinais da Copa Rio e podem jogar até mais quatro vezes cada.

Fonte: FutRio