Série B deste ano é a mais concorrida desde 2006

Segunda-feira, 26/09/2016 - 23:16
comentários

Faltando 11 rodadas para o fim da Série B do Brasileiro, todas as equipes da primeira metade da tabela têm chances grandes de estar entre as quatro classificadas para a primeira divisão de 2017. E isso em apenas uma partida.

É a maior concorrência direta pelo acesso desde 2006, quando o torneio passou a ter 20 times. Na ocasião, dez clubes também brigavam pelo G4 após a 27ª rodada.

Dentro do G4, apenas dois times têm uma situação relativamente mais tranquila: Vasco, 1º, com 51 pontos, e o Atlético-GO, vice-líder, com 48.

Atrás deles vêm outras oito equipes emboladas numa diferença de até três pontos. Todas têm chances de conquistar as outras duas vagas, atualmente ocupadas por Avaí e Londrina, empatados com 42 pontos.

Este número torna a Série B de 2016 a mais disputada do modelo atual do torneio, em pontos corridos, iniciado em 2006.

Cinco equipes (Brasil de Pelotas, Bahia, Criciúma, CRB e Ceará) estão empatadas a partir da quinta colocação com 40 pontos. Para os quatro primeiros, o desempate acontece no saldo de gols –somente o Ceará (9º) tem uma vitória a menos, 10.

Com apenas um jogo, por exemplo, o Náutico, atualmente em 10º com 39 pontos, pode pular para a terceira colocação caso vença o Vasco e tenha uma dose de sorte nos resultados das outras partidas da 28ª rodada.

Em todos os campeonatos anteriores, os times que conseguiram passar para a Série A tinham, pelo menos, 40 pontos na etapa atual (a exemplo do Figueirense, que, em 2013, estava em 10º).

Na noite desta segunda (26), Paysandu (15º) e Bragantino (17º) ainda se enfrentam para concluir a 27ª rodada, mas o resultado não tem influência direta na briga pelo G4. Os dois clubes lutam contra o rebaixamento.

O TOPO

Líder da Série B, o desempenho do Vasco é o terceiro pior de um primeiro colocado do torneio nos últimos 11 anos. Em 27 jogos, o time carioca somou 51 pontos. Nesta mesma rodada, o Corinthians tinha 61 pontos no campeonato de 2008, a melhor campanha até agora.

Apesar disso, o clube carioca ainda tem 11 pontos de vantagem sobre o Bahia, quinto colocado.

A pontuação do time, contudo, é melhor que a de 2014, quando também esteve na segunda divisão. À época, após a 27ª rodada, o Vasco somava 48 pontos e ocupava a terceira posição. Em 2009, liderava a Série B com 55 pontos.

A equipe carioca se mantém na liderança desde o início da competição. O time alcançou uma pequena folga e se isolou no topo da tabela após vencer o Atlético-GO no último sábado (24) por 2 a 0, em São Januário.

Nas duas últimas rodadas do torneio, os dois clubes tinham o mesmo número de pontos, mas a equipe cruzmaltina levava vantagem nos critérios de desempate.

Depois de conquistar o bicampeonato carioca sem perder nenhuma partida, o Vasco chegou à Série B como franco favorito, e confirmou a supremacia em campo.

O entrosamento da experiente equipe e a permanência do técnico Jorginho são alguns dos motivos para tanto: a base do time que caiu no ano passado foi mantida, inclusive com referências como o goleiro uruguaio Martín Silva e o meia-atacante Nenê, vice-artilheiro da Série B, com 12 gols marcados.

Fonte: Folha de S.Paulo