Ofensas a árbitro em São Januário podem complicar o Vasco

Quinta-feira, 22/09/2016 - 14:37
comentários

O árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, que apitou o empate em 2 a 2 entre Vasco e Santos pela Copa do Brasil, em São Januário, relatou ter sido ofendido pelo zagueiro Rodrigo, capitão vascaíno, e pelo dirigente Eurico Brandão, conhecido como Euriquinho e filho do presidente Eurico Miranda. Na súmula, o juiz escreveu que expulsou Rodrigo, já com o jogo terminado, por "proferir as seguintes palavras de forma persistente: 'tu é um cagão, tu é um cagão'".

No gramado, a caminhio do vestiário, Lima foi alvo de vários objetos arremessados da arquibancada. Na súmula, consta: "foi arremessado (sic) um calçado e uma sandália vindos da torcida do Vasco". Para deixar São Januário, o árbitro precisou de escolta da Polícia Militar.

Mesmo protegido, ao ir embora Lima escutou de Euriquinho, segundo imagens exibidas pelo Sportv:

- Tu é vagabundo! Olha o que tu fez, vagabundo?! Não tem vergonha, não, né? Olha quantos polícias estão te levando embora, vagabundo. Bandido! Bandido, safado, vagabundo!

Ainda de acordo com o que foi relatado na súmula, o quarto árbitro, Diego Real, e o inspetor de arbitragens, Nelson Monção, foram alvos de outros gritos de Euriquinho:

- Pega ladrão, tem ladrão no vestiário. Guarda o relógio, guarda a carteira. Vocês têm que sair de camburão. Isso é uma vergonha. O mundo dá voltas, iremos nos encontrar pelos aeroportos. É você mesmo que estava em outros jogos. Vocês são tudo ladrão!

Os vascaínos reclamam da não marcação de um pênalti e de irregularidades no lance do 2º gol do Santos, aos 38 minutos da etapa final, empatando o jogo em 2 a 2. As imagens da TV mostraram que houve falta de Lucas Lima em Alan, e, na sequência da jogada, dois impedimentos não marcados, que acabaram resultando em gol contra de Rodrigo. O Vasco precisava ganhar por dois gols de diferença, e com o empate acabou eliminado.

Os relatos de Jean Pierre Gonçalves de Lima na súmula podem causar complicações ao Vasco, se forem analisados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube pode ser punido pelo arremessos de objetos por parte da torcida. O zagueiro Rodrigo e o dirigente Euriquinho correm risco.




Fonte: O Globo Online