Futebol Paralímpico: Goleiro Gilvano é um dos destaques do Vasco nos Jogos Paralímpicos

Segunda-feira, 05/09/2016 - 00:29
comentário(s)

O termo escolhido por Jean Diniz, mais conhecido como Gilvano, para descrever sua relação com o Club de Regatas Vasco da Gama é "torcedor roxo". Cruzmaltino apaixonado, o paraense de 32 anos é um dos 11 atletas que irão representar o clube de São Januário nos Jogos Paralímpicos do Rio, que começarão dia 7 de setembro. A Seleção Brasileira de Futebol de 7 PC tem como base o Gigante da Colina: são 7 jogadores convocados.

- Gosto muito de praticar esportes, desde quando eu era criança, apesar de sempre ser o último a ser escolhido nas brincadeiras. Acho que foi isso que me impulsionou, fez com que me aperfeiçoasse cada vez mais, para acabar com o preconceito que as pessoas tinham - comentou o atleta.

O goleiro deu seu pontapé inicial no esporte paralímpico em outra modalidade. Adepto do vôlei sentado, Jean só descobriu o futebol de 7 PC após chegar em São Januário, em 2012. Foi amor à primeira vista, tanto em que no ano seguinte, o cruzmaltino já representava o Gigante da Colina na Seleção Brasileira, de onde não saiu mais.

- Comecei jogando vôlei em São Gonçalo, como hobbie mesmo. Um amigo, que já praticava profissionalmente, me levou para conhecer as instalações do clube em que atuava, acabei gostando e ficando. Fui para o Vasco com o intuito de continuar no esporte, mas acabei me apaixonando mesmo pelo futebol - destacou.

Consagrado o melhor arqueiro do último Campeonato Brasileiro, o vascaíno possui uma vasta coleção de títulos. Além de dois nacionais pelo Cruzmaltino, Gilvano esteve presente na conquista do ouro nos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá. O Mundialito, Copa América e o Torneio Pré-Olímpico também constam na sua lista de conquistas pela Seleção.

- Tive a honra de poder atuar muito bem na final do Brasileiro do ano passado. Defendi três pênaltis no fim da partida, acabei me destacando e fui eleito o melhor da minha posição. Em todas as competições que defendi o Brasil, conseguimos subir no pódio. Foi assim também no Pré-Olímpico, que disputamos em maio na Espanha e terminamos em segundo lugar - frisou o jogador.



Fonte: Site oficial do Vasco