Relembre confrontos históricos entre Vasco e Santos

Segunda-feira, 22/08/2016 - 08:36
comentário(s)

Um clássico de quase 90 anos de história terá um novo capítulo escrito a partir da próxima quarta-feira (24/08). Na Vila Belmiro, às 19h30, Vasco da Gama e Santos se enfrentam pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida será a primeira entre os lendários clubes na competição nacional. Campeão em 2011, o Gigante da Colina buscará se manter vivo na luta pelo bicampeonato. O mesmo almeja o clube da Baixada Santista, vencedor do torneio na temporada de 2010.

Equipes de grande representatividade no cenário do futebol, Vasco e Santos se enfrentaram pela primeira vez 21 de abril de 1927, dia que marcou a inauguração de um dos maiores orgulhos cruzmaltinos: o Estádio de São Januário, colocado de pé com a ajuda de sócios e torcedores. O Peixe levou a melhor e venceu a partida por 5 a 3, mas o resultado era o que menos importava naquela ocasião. Comemorar a construção do maior estádio da América Latina era o grande objetivo da festa.

O primeiro triunfo vascaíno sobre o Alvinegro Praiano ocorreu seis anos depois, no primeiro duelo oficial entre as equipes, também na Colina. Vitória por 4 a 0 em jogo válido pela primeira fase do extinto Torneio Rio-São Paulo. Alguns anos depois, em 21 de fevereiro de 1943, o Vasco da Gama conseguiu superar o Santos pela primeira vez na Vila Belmiro. O resultado positivo foi obtido durante uma excursão do Almirante por São Paulo. Outro jogo na casa santista ocorreu no mesmo ano e terminou empatado em 1 a 1.

Outras partidas marcantes aconteceram em 1965. Na oportunidade, Vasco e Santos se enfrentaram quatro vezes na temporada, sendo duas delas pela decisão da Taça Brasil. Com uma linha ofensiva composta por Coutinho, Pelé e Pepe, o clube da Vila foi mais eficiente, ganhou os dois duelos e conquistou o mais importante torneio do país pela quinta vez consecutiva. Quatro anos depois, pela Taça de Prata, o clássico entrou para história do futebol mundial em virtude de uma marca atingida por Pelé, o maior de todos os tempos.

Em 19 de novembro de 1969, um ano antes de brilhar com a camisa da Seleção Brasileira no México durante a conquista do Tricampeonato Mundial, Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira. O tento foi anotado aos 33 minutos do segundo tempo, quando o "Rei do Futebol" cobrou com perfeição um pênalti cometido pelo vascaíno Fernando. O goleiro cruzmaltino Andrada pulou no canto correto e chegou até a tocar na bola, mas não conseguiu impedir que a gorduchinha balançasse as redes.

Os anos foram passando e o clássico seguiu sendo marcado por partidas memoráveis. Na festa pelos 50 anos de São Januário, em 1977, vitória do Gigante por 3 a 0. Em 1999, Vasco e Santos decidiram pela segunda vez uma competição oficial. Pela final do extinto Torneio Rio-São Paulo, o Cruzmaltino e o Peixe se enfrentaram duas vezes, uma no Maracanã e outra no Morumbi. Comandado por Juninho Pernambucano, que marcou gol nos dois jogos, o Almirante derrotou o Alvinegro Praiano e voltou a conquistar o importante torneio interestadual após 33 anos.

O Gigante da Colina e o Peixe se enfrentaram 28 vezes no atual século, com 12 vitórias santistas, 07 empates e 09 triunfos vascaínos. O retrospecto geral do confronto, porém, aponta uma superioridade cruzmaltina. Em 115 partidas, o Vasco da Gama venceu 42 e perdeu 39. Ocorreram ainda 34 empates. Nos últimos anos, o clássico tem sido bastante caseiro, ou seja, os mandantes estão levando a melhor. A última vez que o confronto teve como vencedor o visitante foi em 20 de agosto de 2006. Na ocasião, o Almirante derrotou na Vila Belmiro por 2 a 0.

Histórico do confronto entre Vasco da Gama x Santos:

Geral: 115 jogos, com 42 vitórias do Vasco, 39 do Santos e 34 empates
Campeonato Brasileiro: 63 jogos, com 23 vitórias do Santos, 19 vitórias do Vasco e 21 empates
Torneio Rio-São Paulo: 24 jogos, com 10 vitórias do Vasco, 07 vitórias do Santos e 07 empates
Supercopa da Libertadores: 02 jogos, com duas vitórias do Vasco
Torneios Amistosos: 03 jogos, com 01 vitória do Vasco, 01 vitória do Santos e 01 empate
Amistosos: 23 jogos, com 10 vitórias do Vasco, 08 vitórias do Santos e 05 empates

*Na Vila Belmiro: 42 jogos, com 18 vitórias do Santos, 11 vitórias do Vasco e 13 empates
*Em São Januário: 26 jogos, com 14 vitórias do Vasco, 05 vitórias do Santos e 07 empates
*No Maracanã: 26 jogos, com 14 vitórias do Vasco, 04 vitórias do Santos e 08 empates
*No Pacaembu: 11 jogos, com 09 vitórias do Santos e 02 empates



Fonte: Site oficial do Vasco