Natação Paralímpica: Roberto Alcade fala da participação nas Paralimpíadas Rio 2016

Quarta-feira, 27/07/2016 - 23:14
comentário(s)

Roberto Alcalde Rodriguez é um dos destaques da natação paralímpica do Vasco e um dos grandes nomes do esporte nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O campeão mundial dos 100 metros peito foi o primeiro atleta do Gigante da Colina a garantir o índice para a participação na competição. A vaga veio após atingir a marca de 1m34s no Open Caixas Loteria, realizado no Rio de Janeiro, em abril deste ano.

Roberto nasceu com mielomeningocele, deficiência dada devido à má-formação congênita da coluna vertebral, em que não acontece o fechamento completo e acaba expondo as meninges, medula e as raízes nervosas. O nadador, de apenas 24 anos, descobriu a paixão pelo esporte através da fisioterapia.

- Eu comecei a nadar ainda muito novo. Assim que minha família descobriu minha deficiência, eles logo me colocaram para fazer o tratamento na água e a partir daí nunca mais fiquei afastado das piscinas. No inicio era só por diversão, mas depois que conheci o paradesporto vi que com isso poderia realizar os meus sonhos – contou o atleta.

Nos Jogos Paralímpicos, que acontecerão dentre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio, Roberto é cotado como promessa para conquistar a tão sonhada medalha de ouro. Bastante focado na competição, o cruzmaltino vem enfrentando uma pesada rotina de treinamentos que duram cerca de quatro horas diárias, de segunda a sábado.

- Será a minha primeira participação e estou muito feliz por isso. A alegria é maior ainda em poder defender meu país dentro de casa. As coisas acontecem na hora certa, vou colocar em prática tudo o que eu treinei e me concentrar. Espero fazer a melhor prova da minha vida. Estou procurando manter a calma, para alcançar meu objetivo – ressaltou o jovem.



Fonte: Site oficial do Vasco