Romário segue como maior artilheiro do Brasil nas Olimpíadas; relembre sua participação em Seul 1988

Terça-feira, 19/07/2016 - 13:19
comentário(s)

A Seleção Brasileira já disputou 12 vezes a competição de futebol dos Jogos Olímpicos, conquistou três vezes a medalha de prata e duas de bronze. Se o ouro nunca veio até hoje, ao menos não faltaram craques em campo.

A lista é longa: Vavá, Zózimo, Gerson, Falcão, Roberto Dinamite, Edinho, Júnior; Mauro Galvão, Dunga, Jorginho, Bebeto, Rivaldo, Ronaldo, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho... e muitos outros.

No entanto, dentre todos estes nomes, nenhum foi tão efetivo do que Romário. O Baixinho é o maior artilheiro da Seleção em uma única Olimpíada: balançou as redes sete vezes nos Jogos de 1988, em Seul.

Em 1988, Romário havia acabado de acertar a sua ida para o PSV, da Holanda, após brilhar em sua primeira passagem pelo Vasco. Com a costumeira camisa 11, o atacante estufou as redes duas vezes na estreia contra a Nigéria. Vitória tranquila, 4 a 0 (Edmar e Bebeto completaram o marcador).

Contra a Austrália, o Baixinho, que na época tinha 23 anos, teve atuação de gala. Todos os três gols na vitória por 3 a 0 foram de sua autoria. Na semifinal contra a Alemanha, mais um gol no empate em 1 a 1 que levou a partida a ser decidida nos pênaltis.

A decisão foi contra a União Soviética, e Romário mais uma vez não fugiu de sua principal responsabilidade. Abriu o placar para a Seleção, só que depois os soviéticos empataram e conseguiram o ouro na prorrogação.

A história do futebol olímpico brasileiro tem outros protagonistas, mas ninguém fez tantos gols como Romário em um time que chegou até a grande decisão. Na equipe atual, comandada por Rogério Micale e que inicia, nesta segunda-feira (18), a preparação visando os Jogos do Rio de Janeiro, as grandes esperanças estão em Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar.






Fonte: Goal.com