Natação: Vasco vem obtendo resultados importantes; professores e jovens atletas comentam

Quarta-feira, 13/07/2016 - 12:11
comentário(s)

A natação do Vasco está a todo vapor após um desempenho excelente no Campeonato Estadual. Com apenas 17 atletas, sendo dez deles na categoria Infantil 1, o Gigante da Colina conquistou mais de 33 medalhas na competição, totalizando 9 de ouro, 11 de prata e 13 de bronze. O resultado surpreendente contra clubes que possuem grande incentivo, como Flamengo, Botafogo, Tijuca e Fluminense, é consequência de um trabalho sério que acontece em três locais espalhados pelo Estado: Polo Vasco/Portuguesa, Polo de Niterói e o Polo de Jacarepaguá.

- Competimos contra equipes que possuem dezenas de atletas. Com apenas dez nadadores, tivemos um resultado espetacular, ficando a frente do Tijuca Tênis Clube, que recebe um grande investimento. Nós estamos treinando em três polos no Rio de Janeiro. A Natação do Vasco nunca parou e é importante ressaltar isso. Tenho atletas desde o mirim 0, um atleta hexacampeão consecutivamente como o João Pedro Ratto. O Artur Taixeirão, do Polo Niterói, também é outra joia. Foi o melhor resultado que poderíamos ter obtido. Assim que tivermos com o Parque Aquático, vamos subir cada vez mais alto no pódio – afirma Ricardo Ratto, professor do Polo Niterói.

João Pedro Ratto, hexacampeão estadual de natação e destaque nas provas 400m medley e 400m livre, falou sobre a felicidade de estar obtendo ótimos resultados para o Vasco.

- Eu consegui nadar em todas as provas sem perder uma. Então consegui me tornar hexacampeão estadual. Nessa competição, disputei quatro provas, ganhando duas medalhas de ouro e duas de bronze. Eu gostei muito do resultado. Eu pretendo baixar bastante meus tempos e quebrar os meus recordes. Vou focar agora nos Jogos Estudantis e pretendo disputar o Campeonato Brasileiro no final do ano – ressalta o jovem.

Artur Taixeirão é só felicidade. Após se tornar recordista estadual de inverno e conquistar três medalhas de ouro e uma de bronze, o vascaíno garante que está focado nos Jogos Estudantis, que acontecem ainda este mês.

- Meus treinamentos estavam muito bons e eu me mantive focado nas provas. Pensava muito em melhorar o meu tempo no 50m livre e consegui. No 50m peito, me destaque. Gostei bastante do meu desempenho. A minha próxima competição agora é os Jogos Estudantis. Depois disso, vamos descansar para voltar com tudo – diz Artur.

Mayara Martins, do Polo Jacarepaguá, conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. Juntamente com a treinadora Luciana Ramos, do Polo Vasco/Portuguesa, Mayara foi convocada para a Seleção Estadual para disputa do Campeonato Interfederativo, com atletas de vários lugares da América do Sul.

- Ficamos muito felizes com o resultado. Por conta dos Jogos Olímpicos na cidade, a Confederação Brasileira optou por não fazer as competições das categorias. O único campeonato importante que tivemos foi o Estadual. Não que seja muito forte em nível de cobrança, mas todos encararam muito bem. Melhoraram suas marcas pessoais, indo ao pódio. Apesar de serem crianças, estão defendendo bem o Vasco e mostrando as tradições do clube no Estadual e em breve a nível Nacional. O trabalho está sendo bem feito, de uma forma bem tranquila. Estamos colhendo ótimos resultados e estou feliz por isso – destaca o professor Daniel Ramos, responsável pelos treinamentos de Mayara Martins no Polo Jacarepaguá.

Comandado pelo vice-presidente Walter Ramos, o Departamento de Desportos Aquáticos do Vasco atende atualmente 39 atletas, do mirim ao senior. Com os recursos da CBC (Confederação Brasileira de Clubes), o Vasco iniciará o processo de reforma do Parque Aquático, com novos sistemas de filtragem e aquecimento, o que possibilitará atender mais atletas, melhorando assim o desempenho do clube cada vez mais em competições a nível estadual e nacional.



Fonte: Site oficial do Vasco