Rafael Marques chega ao Vasco nesta 2ª-feira para realizar exames

Segunda-feira, 04/07/2016 - 05:11
comentário(s)

O Vasco inicia a semana após a folga de domingo com uma novidade no plantel. O zagueiro Rafael Marques chega nesta manhã de segunda-feira em São Januário para fazer exames médicos e, se tudo estiver certo, assinar contrato até o fim de 2017. Os testes não devem ser problemas para o defensor, que vinha jogando com regularidade no Coritiba desde maio e atuou em oito partidas da Série A.

Aos 32 anos, Rafael Marques, que também tinha proposta do Bahia, ficou atraído pela negociação com o Vasco pelo fato de o Rio de Janeiro ser sua cidade natal. A chegada de um zagueiro antes mesmo de um atacante, que a princípio era a contratação considerada prioridade da diretoria, evidencia o mais recente dos problemas de Jorginho: dificuldade para escalar no setor defensivo.

Atualmente, o elenco profissional conta com sua zaga principal, formada por Rodrigo e Luan, além dos suplentes Jomar e Aislan. Kadu Fernandes, que não tem mais idade para o Sub-20, compõe o grupo, mas nunca foi utilizado por Jorginho. Ainda há o jovem Lucas Barbosa, chamado pelo treinador para a relação do último jogo, a derrota de sábado, por 2 a 1, para o Avaí, em Florianópolis.

Os percalços da zaga cruz-maltina

Depois da saída de Rafael Vaz, surgiu a preocupação de ter uma primeira opção importante no banco. Jomar já tinha a confiança de Jorginho, mas o receio de novos problemas no setor ligou o alerta da diretoria. E eles começaram a aparecer: Luan foi convocado para a seleção brasileira olímpica e, antes de se apresentar à comissão de Rogério Micale, joga mais três partidas pelo Vasco: Brasil de Pelotas (09/07), Santa Cruz (Copa do Brasil - 13/07) e Luverdense (16/07).

Outros percalços: Jomar, que seria o imediato substituto de Luan, teve que passar por uma artroscopia no joelho e ficará afastado por cerca de um mês. Aislan foi a opção nos últimos jogos que Luan não pôde jogar e cometeu falhas que irritaram o torcedor. Sofreu pressão, mas ganhou o apoio de Jorginho para jogar contra o Avaí. A defesa não foi bem. Apesar de não ter falhado individualmente de forma gritante, deu azar em lance de um dos gols adversários.

Indagado sobre a escolha por Aislan, Jorginho disse acreditar que o zagueiro seja um bom jogador e citou até o exemplo do colombiano Riascos, atualmente no Cruzeiro, que ano passado havia sofrido pressão da torcida do Vasco e, este ano, teve sua saída lamentada pela mesma. A chegada de reforços é tecla batida pelo treinador em quase toda entrevista, em que costuma dizer que a diretoria está atenta às necessidades.

Rafael Marques chega como mais um veterano do elenco, o que já pode ser uma solução imediata para a zaga perante à falta de experiência dos mais jovens da base. Rafael já passou por clubes brasileiros como Botafogo, Goiás, Grêmio e Atlético-MG, além do Coxa.

O Vasco volta a treinar na manhã desta segunda-feira e terá a semana livre para as atividades até a partida contra o Brasil de Pelotas, sábado, às 16h30 (de Brasília), pela Série B. O Cruz-Maltino é líder com 28 pontos, mesma pontuação do segundo colocado Atlético-GO, e tem número maior de vitórias.



Fonte: GloboEsporte.com