Mapa de calor mostra 'multiplicação' de Nenê em campo; confira

Sexta-feira, 01/07/2016 - 13:51
comentário(s)

Onde está Nenê? Se o ilustrador britânico Martin Handford trocasse seu famoso personagem Wally, dos anos 1980, pelo camisa 10 do Vasco, certamente precisaria de mais tinta na caneta para desenhá-lo. Enquanto Wally aparece apenas uma vez, escondido, nos caóticos e divertidos cenários criados pelo autor, Nenê, em campo, se multiplica. Na última terça-feira, o GloboEsporte.com acompanhou cada vez que o meia tocava na bola na derrota por 2 a 1 para o Paraná, em São Januário, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

A conclusão foi que, apesar da derrota, Nenê voltou a praticar seu futebol efetivo para a equipe do Vasco, que vinha tendo uma queda de rendimento nos últimos jogos. Por outro lado, a presença do camisa 10 em quase todas as jogadas de perigo do time evidenciou novamente a tal dependência em relação ao meia. Tanto para a criação, quanto para balançar as redes - ele foi o autor do único gol cruz-maltino no revés.

Concentração do lado direito e presença na grande área

Pelo mapa do primeiro tempo, é possível ver que Nenê teve uma concentração maior de jogadas pelo lado direito, como é de costume, mas também participou pela esquerda. No momento do gol, estava no lado esquerdo da grande área e aproveitou o arremesso lateral de Madson para finalizar. As situações criadas na grande área fazem do camisa 10 praticamente um atacante. Tentou um passe de calcanhar, que deu errado, foi desarmado duas vezes e marcou o gol. Na entrada da área, deu dois passes certos e finalizou uma vez (veja no mapa 1).

O "voluntarioso" Nenê

A necessidade de buscar a vitória e impedir a segunda derrota consecutiva dentro de São Januário - o que não foi possível -, fez Nenê aparecer ainda mais na partida. Jorginho chegou a dizer que lamentou o resultado porque era para o camisa 10 "ter sido o nome do jogo".

- O Nenê é um jogador diferenciado, que pode decidir sozinho, mas ao mesmo tempo é um jogador muito voluntarioso. Lamentei muito, porque era um jogo para ele sair como o grande nome. Ele jogou bem, tinha todas as possibilidades, mas infelizmente não conseguimos vencer. Demos amplitude a ele, pelos lados. O Nenê recebeu várias bolas de frente, o Leandrão fez muito bem o papel de pivô. Mas faltou a penetração na grande área. Isso eu tenho que corrigir, mesmo com a falta de tempo - analisou Jorginho.

No mapa do segundo tempo, Nenê tem participação mais homogênea e distribuída por todo o campo de ataque. Teve um passe errado a menos em relação à etapa inicial e optou por toques rápidos na bola, com mais velocidade, diminuindo, assim, as vezes em que foi desarmado. No item A, de arrancada, o camisa 10 fez uma de suas jogadas habituais: conduzir a bola com velocidade para o meio. Neste lance, como mostra o pontilhado, levou até o semi círculo e deu um excelente passe por cima para Andrezinho, que acertou o travessão (veja no mapa 2).

Coloca mais 90 minutos na conta

Até agora, das 13 rodadas disputadas na Série B, Nenê jogou 12 vezes (cumpriu suspensão contra o Atlético-GO) e foi substituído apenas em uma ocasião, quando faltavam dois minutos para os acréscimos diante do Joinville. Isso porque ele já havia levado o cartão amarelo e corria o risco de ser expulso.

Aos 34 anos, Nenê não tem histórico de lesões e está bem fisicamente. Ou seja: por enquanto, vai para todos os jogos. Não será diferente diante do Avaí, sábado, na Ressacada, em Florianópolis. O gerente científico responsável pelo Caprres Alex Evangelista explicou que, no Vasco, eles usam mecanismos para identificar se, de alguma forma, o camisa 10 está caindo de rendimento. A resposta é não.

- Nós fazemos avaliações diárias. Ele está ótimo. Está muito bem. Temos nossos mecanismos. Se ele está correndo a tantos quilômetros por hora e diminui isso do nada, observamos se ele está caindo de rendimento, o que não está acontecendo. Mas temos que ver o adversário também, como jogam taticamente, o que pode interferir na velocidade dele, na forma como ele joga. Ele, clinicamente, avaliações médicas e parte física, está muito bem - explicou Alex Evangelista.

O Vasco enfrenta o Avaí, neste sábado, na Ressacada, em Florianópolis, às 16h30 (de Brasília), pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino é líder, com 28 pontos, três a mais do que o segundo colocado Atlético-GO.





Fonte: GloboEsporte.com