Médico do Vasco falou sobre a situação de Luan

Quinta-feira, 30/06/2016 - 18:17
comentário(s)

Projeto de referência na medicina esportiva moderna, o CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo) é um dos grandes aliados do Vasco da Gama desde o ano passado. É graças a ele que o clube tem conseguido superar com maestria o desgate provocado pela sequência de jogos no Campeonato Brasileiro. O Gigante da Colina é a equipe brasileira que menos tem sofrido com lesões na temporada.

Um dos grandes responsáveis pelo trabalho é o gerente científico Alex Evangelista, idealizador do projeto. Convocado na última quarta-feira (29/06) para a Seleção Brasileira Olímpica na condição de fisioterapeuta, o profissional concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta (30) e falou um pouco sobre a importância da metodologia adotada pelo CAPRRES no que diz respeito ao trabalho de prevenção das lesões.

- Esse assunto é muito discutido no Brasil. Posso afirmar que o CAPRRES tenta não poupar, até porque se eu tirar o jogador do treino, ele não machuca, mas também não joga. O projeto preconiza muito trabalho através do conceito de transdisciplinaridade, ou seja, com a participação de diversas áreas do clube, como a parte médica, a nutrição, a odontologia e a fisioterapia. Tirar o jogador do treino só por tirar, não adianta. Se tirarmos, o treinador perde a oportunidade de ter todo mundo junto numa atividade importante. Quanto mais tempo o time treinar e jogar junto, melhor para o Vasco. Tentamos sempre manter o atleta no treino, mas quando percebemos que as avaliações apontaram algo que pode prejudicar, controlamos para não agravar. É dessa forma que combatemos as lesões - afirmou o gerente científico Alex Evangelista.

Outro que falou com os jornalistas na sala de imprensa de São Januário foi o Doutor Albino Pinto. Na oportunidade, o médico exaltou o trabalho desenvolvido pelo CAPRRES e deu detalhes sobre a condição clínica de alguns jogadores importantes do elenco, casos dos zagueiros Luan e Jomar. O primeiro vem se recuperando bem de uma lombalgia aguda, enquanto o segundo foi submetido a uma intervenção cirúrgica nessa semana.

- O Luan teve uma contratura muscular na região lombar. Nós a chamamos de lombalgia aguda. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, não apenas com atletas. Ela causa dificuldade na locomoção e traz muita dor. No caso do Luan, já fizemos o tratamento através de medicação injetável e do protocolo do CAPRRES. Ainda não é possível afirmar se ele vai jogar, mas posso dizer que a evolução está sendo muito boa. Em relação ao Jomar, ele teve uma lesão no menisco externo. Ela foi detectada um dia antes da cirurgia. Foi operado com sucesso e eu mesmo dei alta para ele. O CAPRRES já iniciou o tratamento com ele. Acredito que o atleta irá se recuperar no tempo mínimo - declarou o Doutor Albino Pinto.

Amparado por um dos centros científicos mais modernos do Brasil, o Vasco viaja na manhã desta sexta-feira (01/07) para a cidade de Florianópolis. Na capital catarinense, o Gigante da Colina disputará sua 14ª partida no Campeonato Brasileiro da Série B. O adversário será o Avaí e a partida acontecerá no sábado (02), às 16h30, no Estádio da Ressacada. O Almirante é o líder do torneio nacional com 28 pontos.




Fonte: Site oficial do Vasco