Vasco aposta em protetor bucal para melhorar performance dos jogadores

Quinta-feira, 23/06/2016 - 10:21
comentário(s)

O acessório está longe de ser novidade, mas o Vasco tem utilizado um simples protetor bucal para melhorar o desempenho de seus atletas em 2016. Estilo para uns, como Stephen Curry, jogador do Golden State Warriors, que gosta de mastigá-lo durante as partidas, ou simplesmente usado para defesa em esportes de contato físico, o objeto tem sido utilizado acompanhado de um dispositivo que equilibra a ação da mordida e permite ganho duplo: maior força e prevenção de lesões. Nenê é um dos que encabeçam a novidade entre os vascaínos.

Confeccionado de forma individualizada após série de exames que avaliam o movimento da face, o protetor bucal causou até uma cena engraçada com o camisa 10 no intervalo da vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, terça-feira, no Paraná. Mesmo com o acessório, Nenê se disponibilizou a dar entrevista ao "Sportv" e praticamente não foi compreendido (confira o vídeo abaixo). Ao desembarcar no Rio, ele revelou que não se trata de uma proteção por conta da forte marcação que tem encontrado na Série B:

- É novidade, é coisa do Alex, do Caprres. Não é nem a proteção. É mais um dispositivo bucal. Ele fala que a cabeça, a mordida, tudo dá interferência no corpo, equilibra a força na hora de correr e tal... Faz pouco tempo, há uns dois meses que estou usando.

Responsável pela implementação da tecnologia em São Januário, o gerente científico Alex Evangelista explicou os benefícios da inovação, que pretende transformar em tese de doutorado em faculdades de odontologia. O mapeamento do esforço físico do atleta conta ainda com uma palmilha, que apresenta resultados em conjunto com o protetor:

- O dispositivo é interoclusal. Ele encaixa na boca e faz os dentes fazerem a oclusão certa. Quando você vai fazer força, aperta os dentes, comprime. O dispositivo ajusta isso e aumenta os níveis de força. É um mecanismo também de prevenção.

Na odontologia, a oclusão representa a relação entre as arcadas superior e inferior com seus efeitos em estruturas anexas, como músculos e ligamentos. Por conta disso, o diagnóstico a partir do uso do protetor bucal auxilia o trabalho de prevenção de lesão realizado no Caprres.

Sem atletas no departamento médico há quatro rodadas, o Vasco terá quase força máxima para encarar o CRB, sábado, às 16h30 (de Brasília), no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 12ª rodada da Série B. Rodrigo, que foi expulso diante do Londrina, é a única baixa e será substituído por Jomar.

Fonte: GloboEsporte.com