Perto de recorde particular, Vasco mira 'top 10' de invictos no Brasil

Quinta-feira, 09/06/2016 - 07:51
comentário(s)

Onde vai parar a série invicta do Vasco? Há 34 partidas sem saber o que é derrota, o time de Jorginho tem pulverizado marcas e quer mais. Único invicto das principais séries do futebol nacional, o Cruz-Maltino já estabeleceu o novo recorde em jogos oficiais do clube e empatará com o famoso Expresso da Vitória, da década de 40, na marca absoluta, caso não perca para o Atlético-GO, sábado, no Espírito Santo, pela oitava rodada da Série B. E depois, qual o próximo passo? Levando em conta dados históricos no Brasil, a boa fase terá que ser mantida pelo menos até o fim do mês para que os vascaínos alcancem o top-10 de todos os tempos.

Botafogo e Flamengo ostentam as maiores invencibilidades do futebol brasileiro, com 52 partidas na década de 70. O Glorioso foi derrotado pelo Grêmio, no Maracanã, no 53º jogo, em 1978, e foi responsável por impedir que o Rubro-Negro quebrasse sua marca ao vencê-lo no ano seguinte. O grupo dos maiores invictos do país conta ainda com a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santos, Bahia, Grêmio, duas vezes, Santa Cruz, São Paulo, Palmeiras e Sport. Caso fique até o final do mês imbatível, o Vasco chegará a 40, empatando no décimo lugar.

Para alcançar os rivais cariocas na marca absoluta, será necessário seguir invicto até a 23ª rodada da Série B (sem contar uma possível oitavas de final da Copa do Brasil), diante do Bahia, em Salvador, no início de setembro. Até lá, o Vasco encara Atlético-GO (fora), Náutico (casa), Paysandu (c), Londrina (f), CRB (f), Paraná (c), Avaí (f), Brasil (c), Luverdense (f), Santa Cruz (c), Bragantino (c), Santa Cruz (f), Criciúma (c), Ceará (f) Sampaio (c), Tupi (f) e Vila Nova (c).

Surpreso com a sequência de marcas importantes que sua equipe tem alcançado, Jorginho falou tratou a série invicta como um fator de motivação. Além dos recordes já citados, O Vasco está perto de completar um ano sem derrotas em São Januário: a última aconteceu diante do Palmeiras, 4 a 1, em 26 de julho de 2015:

- É consequência do nosso trabalho. O maior objetivo é se manter na ponta da Série B. Precisamos de resultados bons e nos alegra e motiva ir em busca de números interessantes. Sempre foi falado do Expresso da Vitória e podemos igualar nosso nome na história do Vasco da Gama. Já ultrapassamos os jogos oficiais, mas é sempre bom. Não perder em São Januário é importante, porque o torcedor apoia, está presente. Temos que sonhar grande esse ano.

Marcelo Mattos também falou do bom momento com o sorriso no rosto. Sem derrotas desde que chegou ao clube, o volante comemorou o ambiente leve no dia a dia em São Januário.

- É gostoso falar de vitórias. Estamos mal-acostumados no bom sentido, por estarmos vencendo sempre. É um momento completamente diferente, de paz, de tranquilidade. No futebol, vive-se muito a cobrança do dia a dia e isso deixou de acontecer no Vasco. Há só a cobrança nossa, pessoal, de buscar sempre vencer, nada de fora.

Em busca do recorde absoluto de invencibilidade da história do Vasco, a equipe encara o Atlético-GO, sábado, às 16h30 (de Brasília), no Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, pela oitava rodada da Série B.

Fonte: GloboEsporte.com