Eder Luis relembra gol e conquista da Copa do Brasil em 2011

Quarta-feira, 08/06/2016 - 19:25
comentário(s)

No dia 08 de junho de 2011, exatamente há cinco anos, o Vasco se sagrava campeão da Copa do Brasil, título inédito na história do clube. Com um elenco repleto de estrelas, o Gigante da Colina realizou uma temporada brilhante, fazendo jogos históricos, goleando times de fora do país e terminando o ano na segunda colocação do Campeonato Brasileiro.

A campanha do "Trem bala da Colina" na competição foi de 11 jogos, totalizando cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Por curiosidade, a única vez que o time perdeu foi no jogo do título, contra o Coritiba. O Gigante da Colina encarou o time paranaense em duas partidas, vencendo a primeira em São Januário por 1 a 0 e sendo derrotado no Couto Pereira pro 3 a 2 no jogo de volta. Mesmo perdendo, por conta do critério do gol fora de casa, o Gigante da Colina levantou o tão sonhado troféu nacional.

Único remanescente deste time, o atacante Éder Luis foi importantíssimo em toda a campanha do título. Mas, na decisão, contra o Coxa, a participação do jogador foi mais do que especial, marcando o segundo gol dos vascaínos, que deu um verdadeiro "banho de água fria" em uma possível reação dos adversários. Após o tão sonhado troféu, a delegação desembarcou no Rio e parou a cidade, com uma verdade multidão de torcedores seguindo o time em passeata pelas ruas.

- O dia do título fica sempre na minha memória. Por onde passo, sempre lembram essa conquista. Apesar dos cinco anos, os torcedores vibram como se fosse hoje. Sem dúvidas, é um momento que fiquei na história do clube. Um título inédito, que conquistamos com méritos. Fico muito feliz, pois esse gol é o mais importante da minha carreira. Se tratando de uma final, da forma que foi um, um sufoco, valeu a pena. Espero que os vascaínos relembrem por um longo tempo esse triunfo - afirma.

O atacante compara o time de 2011 com o atual e faz elogios aos dois grupos. Para Éder, as fases são diferentes, mas ambos são ambos campeões.

- É difícil fazer comparações. São realidades diferentes. Esse time atual está fazendo história de uma maneira diferente, que aquele grupo não fez, de estar batendo uma invencibilidade de muitos jogos, além de ser bicampeão carioca. Sem dúvida, se conseguirmos ter o maior número de jogos invictos vai ser uma grande conquista. Teremos sempre essa lembrança. Em 2011, tínhamos problemas, era um momento difícil financeiramente, chegando até a três meses de salários atrasados. O time soube superar isso, era muito forte. Os jogadores colocaram respeito em qualquer equipe dentro ou fora de São Januário. Os próprios adversários comentavam que era difícil jogar contra a gente. Era um time com um comprometimento muito forte e não foi campeão brasileiro por detalhes em 2011 – ressalta o atleta.

Com quase 200 partidas, Éder Luis é o jogador que mais atuou com a camisa do Vasco no elenco atual. Campeão carioca em 2016 e invicto há 34 jogos, o atacante faz questão de exaltar o bom momento do time comandado por Jorginho.

- Hoje estou em outro ciclo. É um grupo maravilhoso. O apoio é total, tanto da diretoria, quanto da comissão técnica e dos jogadores. Mesmo os que não atuam sempre, participam das brincadeiras e ajudam incentivando. É um time campeão. Vivemos um momento ótimo com essa invencibilidade que queremos aumentar cada vez mais. Temos dois objetivos no ano: conquistar a Copa do Brasil e retornar à elite. Fazendo história em um clube gigante como esse, qualquer jogador pode encerrar a sua carreira satisfeito – finaliza.



Fonte: Site oficial do Vasco