Basquete: Vasco perde para o Campo Mourão, que abre 2 a 0 na Liga Ouro: 77 a 72

Quarta-feira, 01/06/2016 - 22:29
comentário(s)

No 2º jogo da final da Liga Ouro, o Vasco foi derrotado pelo Campo Mourão, na casa do adversário, por 77 a 72. O time paranaense abriu 2 a 0 na série. O jogo 3 será no domingo (07/06), às 11h, em São Januário.



Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (foto)


Vídeo

Reveja o jogo: 1º e 2º quartos | 3º e 4º quartos

Fonte: NETVASCO (texto), Facebook NBB (vídeos)


Vasco perde jogo 2 da final da Liga Ouro e precisa vencer próximo confronto em casa

O Vasco perdeu o jogo 2 da decisão da Liga Ouro. Após sair derrotado no primeiro duelo da final, o Vasco entrou em quadra precisando da vitória para empatar a série e obrigar a quarta partida no Rio de Janeiro. No Ginásio Esportes JK, no Paraná, o Campo Mourão fez o placar de 77 x 72 em cima do Gigante, na noite desta quarta-feira (01/06). O próximo duelo será em São Januário, no domingo, dia 05, às 11 horas. Assim como ocorreu durante toda a competição, a torcida cruzmaltina é aguardada em grande número no Ginásio Vasco da Gama. Mesmo derrotado nos primeiros duelos, duas vitórias cruzmaltinas atuando em casa levam a decisão para o jogo 5.

O JOGO

Muito diferente do jogo 1, quando o Vasco levou 30 pontos no primeiro quarto com atuação abaixo da média, o período inicial da segunda partida foi de superioridade do Gigante do Basquete. Com o ataque funcionando, o Almirante abriu o duelo logo com duas bolas de três pontos de Damián Palacios e Robby Collum. O fim deste período foi de vitória vascaína por 21 a 15. No quarto seguinte, o Cruzmaltino manteve as ações ofensivas constantes e a forte defesa. Pelo menos nos primeiros minutos. Mias para o final da primeira etapa, o time vascaíno voltou a mostrar desatenção e deixou o adversário empatar o duelo, terminando com o marcador de: 35 a 35.

O pivô Érick Camilo, que teve bom início no jogo, marcando cinco pontos, sentiu um desconforto e deixou a quadra para a entrada de Douglas Nunes, ainda no primeiro tempo. Sem Jeff Agba e com Érick fora, Douglas assumiu o papel no garrafão. O atleta vem de recuperação de uma fratura sofrida no dedo da mão direita, ainda na primeira fase contra o Ginástico. Entretanto, o jogador fez tratamento intensivo e voltou aos poucos à equipe de São Januário.

No terceiro quarto, o time paranaense começou melhor e chegou a abrir oito pontos de vantagem. Alexey, jogador rival, dava trabalho a defesa vascaína e tinha bom aproveitamento ofensivo. No decorrer do período, o Gigante foi melhorando a postura, não se entregando e indo para cima do adversário. Com boa pontuação de Gaúcho, acertando oito pontos dos oito tentados, e Drudi, também com o mesmo número de pontos, o Almirante pasou na frente e terminou o terceiro quarto em vantagem: 57 a 56. No período derradeiro, o jogo foi marcado pelo equilíbrio e a prorrogação parecia inevitável. Nos minutos finais, porém, o Campo Mourão teve mais acertos que o clube de São Januário e venceu pelo placar de 77 a 72.

Jogaram e pontuaram:

Drudi: 20 pontos
Gaúcho: 13 pontos
Hélio: 10 pontos
Márcio: 8 pontos
Collum: 7 pontos
Érick: 5 pontos
Marcellus: 4 pontos
Palacios: 3 pontos
Douglas Nunes: 2 pontos
Bruninho: Não pontuou

Fonte: Site oficial do Vasco


Campo Mourão vence o Vasco, abre 2 a 0 e fica perto do título da Liga Ouro

O equilíbrio do Vasco não foi suficiente para superar o Campo Mourão. Jogando com a força da sua torcida no interior do Paraná, a equipe venceu o Cruz-maltino pela segunda partida da decisão da Liga Ouro, a divisão de acesso do Novo Basquete Brasil, e está a um passo de jogar a elite do basquete brasileiro em 2016/17. Com grande atuação de Ted, que anotou 19 pontos, o time da casa levantou o público no Ginásio de Esportes JK e resolveu a parada em 77 a 72 em um último quarto eletrizante, abrindo 2 a 0 na série melhor de cinco. Antes, já havia levado a melhor por 89 a 74.

O título da Liga Ouro pode vir no próximo domingo, dia 5. A terceira partida da série decisiva será no Rio de Janeiro, às 11h, no Ginásio de São Januário. Se triunfar, Campo Mourão faz 3 a 0 e liquida. Ao Vasco, cabe vencer os dois jogos que fará seguidos dentro de seus domínios e partir para o jogo cinco, que seria novamente em Campo Mourão.

Além de Ted, que teve 19 pontos e deu quatro assistências, Milton ajudou ofensivamente com 15 pontos e cinco rebotes. Alexey fez 15 também e deu quatro assistências. Leandro, com 12 pontos e seis rebotes, foi outro nome importante. No Vasco, Drudi foi o cestinha do jogo com 20 pontos. Ele ainda pegou sete rebotes. Gaúcho fez 13 pontos e teve cinco rebotes. Hélio fez dez, enquanto Márcio anotou oito.

O JOGO

O confronto começou com uma bola de três para cada lado. Palácios anotou para o Vasco e Milton deu o troco para o Campo Mourão. Na metade do quarto inicial, o Cruz-maltino tinha 10 a 8 após bola de Drudi. Dando espaço na defesa, os paranaenses sofriam com as bolas de três do Vasco. Erick, de longe, colocou 17 a 10 para os visitantes. Sem deixar o rival abrir demais, Leandro deu o troco e trouxe para 17 a 13 faltando três minutos de período. Falhando novamente na defesa, Campo Mourão acabou vendo o Cruz-maltino fechar na frente por 21 a 15.

Se o primeiro quarto foi de acertos, o segundo começou com muitos erros dos dois lados. Os ataques não funcionavam e com três minutos o placar ainda tinha 22 a 17 para o Vasco, com 2 a 1 na parcial. Aos poucos, o Cruz-maltino voltou a embalar, e Gaúcho, para três pontos, abriu 27 a 19. Um dos poucos com a mão calibrada, Leandro trouxe para 27 a 22 em bola de três, mas Márcio voltou a acertar de fora do perímetro para o Vasco: 30 a 22 na metade do quarto. Com cinco pontos seguidos, Ted recolocou o Campo Mourão no jogo, trazendo para 32 a 27. Apertando a marcação no minuto final, os donos da casa pontuaram com Bruno, Milton e Alexey, empatando o jogo em 35 a 35 na ida ao intervalo.

O terceiro período foi o mais equilibrado de todos. Mais composto na defesa e atacando melhor, o Campo Mourão chegou à frente na primeira metade, colocando 46 a 39 após lance livre de Alexey. O Vasco não se entregava, e Drudi diminuiu para 48 a 44 faltando quatro minutos. Nesse lá e cá, o Cruz-maltino virou com Gaúcho em bola para dois pontos, fazendo 51 a 50 faltando dois minutos. Na cravada, com 34 segundos no relógio, Vinícius Teló deixou os donos da casa novamente por um ponto em 56 a 55. O quarto, em seguida, acabou em 57 a 56 para o Vasco.

O quarto e decisivo período começou com Campo Mourão melhor. Com três minutos jogados, Ted fez 66 a 60 em bola de três pontos. O Vasco, contudo, se acertou e com cinco pontos seguidos de Hélio encostou em 66 a 65. Faltando 2min38s no cronômetro, o placar tinha 69 a 68 para Campo Mourão, que chegou a abrir 73 a 68 na sequência. Apertando a marcação no minuto final e contando com erros do Campo Mourão, o Cruz-maltino diminuiu para um ponto, em 73 a 72, faltando dez segundos. Ted, em dois lances livres, fez 75 a 72. Na falha do Vasco no recomeço, Teló cravou e fechou a partida em 77 a 72.




Fonte: GloboEsporte.com