Em nota, Casaca lista erros de arbitragem contra o Vasco no jogo contra o Vila Nova

Sábado, 28/05/2016 - 07:38
comentário(s)

Vasco vence, Vasco empata, mas a arbitragem permanece errando contra o clube

Semana passada o Casaca! alertou para o gravíssimo prejuízo de arbitragem cometido contra o Vasco na partida diante do CRB pela Copa do Brasil, competição mais importante do ano para o clube e que dá vaga para a Taça Libertadores de 2017 ao campeão.

No jogo da última terça-feira diante do Vila Nova, realizado em Brasília, mais uma arbitragem ruim, que prejudicou o Vasco em lances capitais, não coibiu a violência sobre Nenê e ignorou um pênalti a favor do clube.

Na parte disciplinar, o atleta Jean Carlos deveria ter sido expulso sozinho, mas em novo erro do árbitro levou com ele Diguinho e Nenê ainda tomou injustamente um cartão amarelo no lance.

Em compensação, o zagueiro vilanovense Vinícius Simon, responsável por dar uma entrada dura em Nenê no último lance da primeira etapa, saiu de campo sem ter tomado sequer cartão amarelo em virtude do lance e ainda foi entrevistado antes de chegar ao vestiário sem que qualquer questionamento fosse feito sobre sua atitude, enquanto o craque vascaíno permanecia estirado no gramado esperando pela maca e os maqueiros para carregá-lo na ocasião.

Vamos resumir os lances nos quais o Vasco foi francamente prejudicado:

No último minuto de acréscimo do período inicial, Vitor Simon, que até ali fazia boa partida, entrou por baixo em Nenê, num carrinho imprudente e perigoso. Resultado: mesmo tocando a bola pegou em cheio o atleta adversário. O árbitro errou em não marcar falta para o Vasco e também por não dar o cartão amarelo ao infrator.

Aos 15 minutos do segundo tempo, Éder Luís recebeu na direita e se posicionou para o cruzamento. Vinícius Hess tentou diminuir o ângulo de visão do atacante, abrindo os braços. Quando Éder Luís efetuou o centro para a área a bola bateu no braço do jogador vilanovense, que não estava colado ao corpo, embora recolhido um pouco mais se comparado ao movimento de um segundo antes. O árbitro Marcelo Aparecido de Souza não marcou a penalidade, que foi bastante clara, justificando sua atitude por algo não visto no lance: braço “preso” ao corpo.

Aos 47 minutos da segunda etapa (a 60 segundos do fim da partida) Jean Carlos, inconformado com a marcação de um escanteio a favor do Vasco (que houve) é flagrado pelas câmeras de TV xingando em protesto. Pouco depois, no último lance da partida, revolta-se ao sofrer uma falta normal, de jogo, do adversário Nenê. Sua manifestação raivosa após a infração leva Diguinho a ir a seu encontro para acalmá-lo. O atleta vilanovense desvencilha-se de Diguinho bruscamente e o árbitro ao invés de expulsar o nervosinho jogador do Vila apenas, dá cartão vermelho também ao vascaíno – que nada havia feito de errado no lance – e, com isso, o tira da próxima partida do Vasco, contra o Bahia. Para completar a lambança ainda dá cartão a Nenê, que pela falta cometida não merecia a advertência e nem o juiz havia feito qualquer menção de mostrá-lo no momento da infração.

Ou seja, Nenê apanha e leva de brinde um amarelo no fim da partida, Diguinho acalma um adversário descontrolado e é expulso, há pênalti a favor do Vasco e este não é marcado (pouco importa se o outro o juiz marcou pois foram dois a favor do Vasco), uma entrada imprudente e faltosa sobre o craque do jogo, ainda no primeiro tempo, não é tida como lance de cartão amarelo, nem mesmo de falta. Que critérios são esses adotados pelos responsáveis por conduzir o espetáculo?

Esperamos que no jogo deste sábado contra o Bahia o nível da arbitragem melhore, os craques em campo sejam protegidos contra entradas duras, revezamento de faltas e descontroles pontuais dos adversários e que ainda sejam assinalados quantos pênaltis ocorrerem a favor do Vasco, pois parece haver um pouco de inibição de árbitros escalados pela CBF para marcá-los o número de vezes em que ocorre nos jogos do clube.

Casaca!

Fonte: Casaca