Casaca divulga notas sobre série invicta do Vasco e eliminação do Urubu na Copa do Brasil

Quinta-feira, 19/05/2016 - 07:40
comentário(s)

Momento histórico do futebol vascaíno pode ser vivido hoje

Os torcedores vascaínos que entendem ser o Torneio de Paris, ganho em 1957, um autêntico mundial, têm frustradas suas convicções quando olham para um critério reverberado recentemente a respeito da invencibilidade do clube e de seus adversários.

O entendimento do que é amistoso ou oficial causa uma série de confusões no torcedor e inúmeros títulos ganhos por clubes brasileiros, mundo afora, passam a ter uma consideração menor, por simples escolha de métodos estatísticos, que se dão para tentar harmonizar o mundo todo do futebol por um parâmetro questionabilíssimo.

A situação chega a tal ponto de distorção, que vemos em 1977 o Vasco ter desconsideradas quatro derrotas sofridas sem que, em tese, interferisse na sequência dita oficial, invicta. Uma no Troféu Ramon de Carranza contra o Atlético Madrid-ESP por 3 x 0, uma no Torneio de Paris contra o Paris Saint Germain-FRA por 2 x 1, outra diante do Sporting-POR em amistoso disputado em Portugal e finalmente mais outra sofrida diante do Ceará por 4 x 1, fora de casa, em novo amistoso às vésperas do início do Campeonato Brasileiro daquele ano.

O critério usado para descrever as estatísticas de um atleta, como o caso da maior invencibilidade do mundo de um goleiro, considerada a de Mazaropi, do Vasco, desconsiderando jogos como os citados acima, tanto quanto os muitos gols tirados de Pelé, entre outros artilheiros, não respeita situações nas quais grandes conquistas são obtidas por clubes, que erguem taças e as exibem a seus torcedores, além de expô-las com orgulho nos respectivos salões de troféus.

A sequência oficial deve estar dentro da invicta e isso parece óbvio. No momento em que um clube perde um amistoso que seja toda a sequência é quebrada e assim deve ser também em relação aos jogos oficiais.

O Bahia em 1982, por exemplo, perdeu a invencibilidade de 46 jogos num amistoso contra o Treze-PB e no momento em que isso ocorreu havia contabilizado 38 jogos oficiais e 8 amistosos. Pouco importou se no ano seguinte enfrentou na estreia do Campeonato Brasileiro o Palmeiras e empatou por 0 x 0. A sequência já havia sido quebrada.

O Botafogo quando brigava pela manutenção de sua invencibilidade, em 1978, tirou o time de campo por não aceitar a marcação de uma penalidade máxima contra si a poucos minutos do fim. A iniciativa de seu técnico à época, Zagallo, desconsiderava ser aquele jogo um mero amistoso e sim de que se tratava do fim da sequência. A partida terminou empatada em 2 x 2, a equipe da casa, o Uberlândia, chiou, mas com o tempo deixou o assunto em segundo plano e o empate foi então considerado o resultado final da partida, incluída na estatística que levaria o alvinegro à marca de 52 jogos invictos (44 oficiais).

Há situações em que a maior sequência invicta geral não coincide com a referente a jogos oficiais. O Cruzeiro, por exemplo, possui sua maior sequência geral em 1969, quando se sagrou campeão mineiro e atuou em amistosos, somando 38 jogos ao todo, mas sua maior sequência oficial ocorreu entre o final do Campeonato Brasileiro de 2002, passando pelo Campeonato Mineiro, jogos da Copa do Brasil e o Brasileiro de 2003, quando foi derrotado já no mês de maio, mais precisamente no dia 25. Invencibilidade iniciada a 03 de novembro do ano anterior.

O Vasco pode bater, de fato, um recorde hoje, em se tratando de jogos oficiais. Isto porque nas quatro sequências invictas à frente da atual, foi este abaixo o número de jogos assim considerados, contando aí torneios internacionais disputados:

1945 – 27 jogos (35 no geral entre 1945/46)

*Na primeira partida oficial de 1946 o Vasco perdeu para o América pelo Torneio Relâmpago por 1 x 0.

1952/53 – 26 jogos (34 no geral)

*Conta-se aí o Torneio Quadrangular do Rio de Janeiro e o Torneio de Santiago-CHI, ambos vencidos pelo clube de forma invicta, após o Campeonato Carioca de 1952.

1992/93 – 25 jogos (32 no geral)

*A sequência de ambos termina na derrota do Vasco para o La Coruña-ESP em amistoso disputado no Maracanã, por ocasião da despedida de Roberto Dinamite dos campos de futebol.

1949/1950 – 23 jogos (32 no geral)

Atualmente o Vasco contabiliza 27 jogos invictos e todos eles se referem a competições oficiais.

Mantendo a invencibilidade na partida de hoje contra o CRB o Vasco, portanto, alcançará a maior sequência invicta oficial de sua história.

Daí por diante ressaltaremos, jogo a jogo nos quais o Vasco vier mantendo sua invencibilidade, quais novas quebras de recordes (internos ou externos) poderão ser alcançadas. O Casaca! atualizará o leitor também, após cada partida, para que este saiba qual novo recorde foi batido.

O torcedor vascaíno deve se orgulhar e muito do momento vivido pelo clube, que pode e deve continuar fazendo história em 2016.

Casaca!

Fonte: Casaca


Nem mais um pio

É com imenso pesar que anunciamos antecipadamente a eliminação do Flamengo da Copa do Brasil.

Nosso freguês uma vez classificado seria um adversário menos complicado que o CRB, com toda a certeza.

Infelizmente o Fortaleza fez valer seu favoritismo e eliminou o freguês da Gávea com duas vitórias categóricas. Uma em sua casa e outra na casa do Volta Redonda.

Vamos nós vascaínos em busca do título da Copa do Brasil, enquanto o rubro-negro corre atrás de novos árbitros para manter a tradicional tunga a seu favor, como ocorrido diante do Campeão Brasileiro de 1987 há alguns dias.

Saudações Hexas, freguês!

Casaca!

Fonte: Casaca