Confira desfalques de Vasco e CRB para jogo desta quarta-feira pela Copa do Brasil

Quarta-feira, 18/05/2016 - 13:39
comentário(s)

O Vasco perdeu o artilheiro, perdeu a referência na área, perdeu o carisma. Seria difícil apostar nisso quatro meses atrás, mas o Vasco que entra em campo nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), em São Januário, para definir contra o CRB o futuro na Copa do Brasil, perde muito com a ausência de Duvier Riascos. Goleador cruz-maltino na temporada ao lado de Nenê, o colombiano ainda tem futuro incerto, tem chances de seguir no clube, mas deixa Jorginho órfão de uma das peças mais importantes da engrenagem que tanto tem funcionado bem em 2016. Menos mal que a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Maceió, permite a classificação para pegar o Santa Cruz com um empate.

Questionado e um dos mais criticados na campanha que culminou com o rebaixamento para Série B, no ano passado, Riascos reescreveu sua própria história com a camisa do Vasco. Sem nomes de consenso no mercado, o clube apostou no colombiano improvisado no centro da área para resolver o problema da falta de gols e deu certo. Como deu! Riascos foi às redes dez vezes em 17 partidas no ano e de tudo quanto é maneira.

De cabeça, como em um dos clássicos com o Flamengo, mostrando oportunismo contra o Botafogo ou chutando colocado para garantir o título da Taça Guanabara diante do Fluminense, o atacante apresentou um repertório inesperado para a maioria dos vascaínos. A dupla com Nenê também ganhou sintonia fina e decidiu várias partidas. Na estreia na Série B, contra o Sampaio Corrêa, por exemplo: gol de um com passe do outro e vice-versa.

Os números, entretanto, são pouco para definição do quanto Riascos fará falta para engrenagem de Jorginho. É ele quem muitas vezes segura a bola no ataque e faz o time respirar, é ele quem puxa a marcação avançada no campo ofensivo, é ele quem tem papel fundamental nas jogadas aéreas defensivas. O que pode tranquilizar o torcedor vascaíno diante do desfalque - que pode ser definitivo - é o retrospecto não menos surpreendente de seu substituto: Thalles.

O jovem não é tão participativo quanto o colombiano, não é tão intenso, mas já demonstrou que é capaz, sim, de resolver o problema dos gols. Marcou seis em 15 jogos no ano, mesmo que na maioria saindo do banco de reservas. Diante do CRB, será ele a aposta de Jorginho. Uma aposta até confiável, mas é inegável que será um teste de força para o Vasco manter o poder de fogo e a invencibilidade de 27 partidas sem um dos seus principais jogadores nos últimos meses.

Com o contrato de empréstimo encerrado, Riascos segue treinando por conta própria no Rio de Janeiro e espera uma definição do futuro. O Cruzeiro, detentor de seus direitos, promete reintegrá-lo para avaliação do treinador Paulo Bento e descarta um novo empréstimo. Nenhum contato, entretanto, foi feito para que se reapresente em Belo Horizonte. A esperança vascaína continua e até o início da próxima semana novos capítulos serão desenvolvidos nesta novela colombiana.

Ficha técnica:

Vasco: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles.
Quem está fora: Riascos, sem contrato, é a única baixa.

CRB: Juliano; Bocão, Audálio, Jussani e Diego; Olívio, Rivaldo, Dakson (Galdezani) e Gerson Magrão; Luidy e Neto Baiano.
Quem está fora: os volantes Glaydson Almeida e Somália, além do zagueiro Gabriel, todos lesionados.

Arbitragem: Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS), auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Horário e local: 19h30 (de Brasília), em São Januário
Transmissão: SporTV (com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona)



Fonte: GloboEsporte.com