'Privilegiados', Vasco e Londrina não jogarão nas noites de sábado pelo menos até a 11ª rodada da Série B

Segunda-feira, 16/05/2016 - 00:26
comentário(s)

Dos 20 times da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, só dois não jogarão em casa às 21h, 21h15 ou 21h30 nas 11 rodadas iniciais da Segundona. Um deles é o Londrina. O outro fica fácil de adivinhar ao observar na "coincidência" um certo privilégio. Trata-se do Vasco, o time que mais vezes vai atuar no horário nobre da competição: as tardes de sábado (nesse período de 11 rodadas).

O calendário privilegiado do Vasco tem uma explicação. E ela está relacionada à desigualdade nas cotas de TV. O time carioca é quem recebe os mais volumosos investimentos da emissora que detém os direitos do campeonato. O investimento é de R$ 100 milhões. Valor alto que faz com que o cruzmaltino tenha "preferência" justamente nos horários de maior audiência - sobretudo para a transmissão na TV aberta.

Ao todo, nesse período, o Vasco vai fazer cinco partidas em São Januário. Quatro delas serão nas tardes de sábado. Uma começa às 16h. As outras três, às 16h30. A outra será na terça-feira, às 19h30. Coincidentemente - essa sim, coincidência pura -, será contra o Náutico, um dos mais noturnos clubes deste início de Brasileiro.

Náutico que, aliás, possui uma relidade bem distinta do Vasco. O time pernambucano será um dos mandantes mais assíduos das noites da Série B nas 11 primeiras rodadas, fato que gerou insatisfação entre os dirigentes alvirrubros - eles solicitaram a alteração para a CBF através da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

De acordo com a tabela original da Série B, o Náutico terá cinco partidas na Arena Pernambuco nas 11 rodadas iniciais. Três delas serão às 21h30 da sexta-feira. A estreia em casa, entretanto, será na próxima terça-feira, contra o Vila Nova. O horário? 21h30. A única exceção das partidas do Alvirrubro com horário já divulgado é na 10ª rodada. Receberá o Bragantino no sábado 18 de junho, às 16h.

Fator Arena
É inegável que a distância e a precariedade da mobilidade para a Arena Pernambuco são obstáculos para uma maior presença de torcedores alvirrubros nas arquibancadas do estádio. Barreiras que aumentam quanto mais tarde são as partidas. "Esperamos ser atendidos. Não é uma questão de comodismo, é questão de conciliar bem os horários à realidade de deslocamento", destacou o diretor de futebol alvirrubro, Marcílio Sales.

A TABELA
Os horários em que os clubes vão atuar como mandantes das 11 primeiras rodadas

Terça, 19h15
3 jogos >> Ceará, Londrina e Tupi
2 jogos >> Bragantino, Brasil-RS, CRB, Oeste, Paraná, Paysandu, Sampaio Corrêa e Vila Nova
1 jogo >> Avaí, Bahia, Criciúma, Joinville e Vasco

Terça, 21h30
4 jogos >> Luverdense
3 jogos >> Criciúma
2 jogos >> Ceará, Tupi e Vila Nova
1 jogo >> Brasil-RS, Bragantino, CRB, Goiás, Joinville, Náutico, Oeste e Paysandu

Quarta, 19h30
1 jogo >> Bahia

Sexta, 19h15
2 jogos >> Bahia e Vila Nova
1 jogo >> Atlético-GO e CRB

Sexta, 20h30
3 jogos >> Goiás
1 jogo >> Brasil-RS, Oeste, Paraná, Sampaio Corrêa e Vila Nova

Sexta, 21h
1 jogo >> Paraná e Sampaio Corrêa

Sexta, 21h30
3 jogos >> Náutico
1 jogo >> Goiás, Joinville e Tupi

Sábado, 16h
3 jogos >> Avaí e Londrina
2 jogos >> Atlético-GO, Brasil-RS e Sampaio Corrêa
1 jogo >> Criciúma, Ceará, Joinville, Náutico, Oeste, Paysandu e Vasco

Sábado, 16h30
3 jogos >> Vasco
1 jogo >> Atlético-GO, CRB, Criciúma e Paraná

Sábado, 21h
2 jogos >> Bahia, Bragantino e Luverdense
1 jogo >> Atlético-GO, Avaí, Oeste e Paysandu

Fonte: Superesportes