Kadu Fernandes aguarda por chance no profissional: 'A minha expectativa é grande, é um sonho'

Domingo, 15/05/2016 - 07:18
comentário(s)

A transição do juniores para o time profissional certamente é um dos momentos mais difíceis para um jogador de futebol. Em muitos casos, atletas que eram tidos como promessas nas categorias de base acabam não confirmando o potencial esperado. Em outros, aqueles que nem de longe eram apontados como joias conseguem obter sucesso na equipe de cima.

No Vasco, quem está passando por essa mudança na carreira é o zagueiro Kadu Fernandes. Aos 21 anos, o jovem foi alçado ao elenco principal no início desta temporada. No entanto, por conta da forte concorrência no setor, o defensor ainda não teve chance de estrear. Vontade, porém, é o que não falta, como o próprio atleta revelou em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo.

“Fiz um excelente trabalho na base, mas quando chega no profissional começa tudo do zero. A gente tem que trabalhar dobrado para algum dia, quando a oportunidade surgir, a gente agarrar. A minha expectativa é grande, é um sonho. Espero que quando a oportunidade chegar eu possa fazer o meu trabalho, bem empenhado, bem eficiente, pra não sair mais”.

Kadu está no Vasco desde 2007 e, embora tenha passado rapidamente pelo Fluminense entre 2012 e 2013, retornou para a Colina no ano seguinte. Naturalmente, tem São Januário como sua segunda casa. Para ele, compor o plantel comandado pelo técnico Jorginho significa estar em evidência. Além disso, o zagueiro comentou sobre a diferença de estrutura das categorias inferiores para os profissionais.

“A diferença é muito grande em termos de estrutura e visibilidade. Estou muito feliz pela experiência e espero me dedicar ao máximo, pois é muito gratificante estar no profissional do Vasco”.

Em relação à convivência com os companheiros do elenco, Kadu ressaltou a qualidade dos zagueiros vascaínos. O setor vem sendo muito elogiado desde a última temporada. Mais jovem que os demais, o jogador também afirmou que em determinadas ocasiões pede conselhos aos atletas experientes e está sempre na torcida pelo bom desempenho dos colegas. Contudo, a joia segue trabalhando para dar conta do recado quando a oportunidade surgir.

“São excelentes zagueiros. Tanto o Luan, o Rodrigo, o Rafael, além do Jomar e do Aislan. Eu tento fazer o meu trabalho bem feito, sempre sendo amigo, torcendo e até mesmo pedindo conselhos, já que são mais experientes. A convivência é boa, pois são pessoas do bem, trabalhadoras. Claro que cada um faz o seu e corre pelo seu espaço. Mas são excelentes pessoas, são amigos”.

Atualmente, o elenco do time da Colina tem média de idade de 30,8 – uma das mais altas do país. Ainda assim, o técnico Jorginho já mostrou que pretende dar espaço às promessas, tendo, inclusive, lançado os meias Evander e Andrey, além do atacante Caio Monteiro nesta temporada. Por fim, segundo Kadu, a geração tem potencial para manter a identidade do Vasco de revelar bons jogadores, mas, para isso, os jovens tem que manter o foco.

“O Vasco sempre teve essa tradição de revelar grandes jogadores. Hoje nós estamos tendo essa oportunidade. São jovens promissores, tanto o Evander, Andrey, o Caio… Somos crias da base, mas isso não quer dizer nada. A gente tem que trabalhar para quando surgir a oportunidade nós estarmos prontos e mostrar pra torcida que a base do Vasco é boa e sempre vai estar revelando.



Fonte: Esporte Interativo