Sampaio Corrêa x Vasco terá o encontro entre os 2 maiores artilheiros estrangeiros do Vasco no século XXI: Riascos e Petkovic

Sábado, 14/05/2016 - 04:47
comentário(s)

Folclórico, carismático, artilheiro e prestes a ficar marcado no Vasco. A passagem de Duvier Riascos por São Januário está sob risco. O contrato de empréstimo acaba domingo e o clube ainda não chegou a um consenso com o Cruzeiro. A continuidade, porém, é uma tendência e permitiria que o colombiano seguisse na luta para alcançar uma marca importante: de maior goleador estrangeiro vascaíno neste século. Atualmente, é o segundo, atrás justamente de Dejan Petkovic, que encontrará neste sábado, na estreia na Série B.

O sérvio é o técnico do Sampaio Corrêa e balançou as vezes 28 vezes entre 2002 e 2003. Artilheiro do Vasco na temporada, Riascos já tem 16 em um ano de clube, média que torna a caça a Pet totalmente viável até o fim deste ano - prazo do novo contrato, caso o clube consiga a estender o empréstimo junto ao Cruzeiro.

Com os gols marcados em 2016, Riascos deixou para trás Darío Conca, que tem oito, e o equatoriano Carlos Tenório, com 14, na lista de goleadores gringos do Vasco. Montoya, com quatro, ainda aparece no Top 5, mas não volta ao clube, mesmo sob contrato após o fim do empréstimo ao Vitória de Guimarães, de Portugal. Outros gringos marcaram a história vascaína no passado, mas não pelos gols: o argentino Andrada, na década de 70, e o zagueiro Quiñonez, do Equador, em 89. Ambos foram campeões do Brasileirão.

As negociações pela renovação de Riascos caminha a passos lentos. A Raposa aguarda a chegada do treinador português, Paulo Bento, para uma avaliação do elenco. O jogador, por sua vez, já manifestou o desejo de seguir na Colina e tem uma coisa definida na cabeça: não quer voltar a morar em Belo Horizonte. O colombiano não se adaptou ao local e, caso não siga no Vasco, pedirá para ser negociado.

A renovação com o Vasco, entretanto, é vista com otimismo pelas partes envolvidas. O clube já aceitou pagar os salários quase que em sua totalidade - atualmente paga apenas R$ 100 mil dos mais de R$ 250 mil que o atacante recebe - e a expectativa é de que a vontade do jogador seja levada em conta.

Em toda entrevista coletiva, Jorginho reforçou o desejo de manter seu goleador. Nesta sexta, em São Luís, o treinador voltou a elogiar a volta por cima de Riascos após um 2015 de críticas, mas lamentou o imbróglio arrastado:

- Gostaríamos muito que a coisa fosse decidida rápido, mas ele está pronto para o jogo. O Riascos teve um crescimento muito grande do ano passado para esse ano. Gostaria muito que ele ficasse, mas aí entra a questão contratual, empresário, o Cruzeiro...

Com a indefinição, a tendência é que Riascos tenha que se reapresentar ao Cruzeiro na próxima segunda-feira e fique treinando até que o futuro seja traçado. Sábado, porém, estará em campo pelo Vasco, às 16h (de Brasília), para pegar o Sampaio Corrêa, no Castelão, em São Luís, no Maranhão.

Artilheiros estrangeiros do Vasco neste século:

Petkovic - 28 gols
Riascos - 16 gols
Tenório - 14 gols
Conca - 8 gols
Montoya - 4 gols



Fonte: GloboEsporte.com